sábado, 31 de janeiro de 2009

Postado Originalmente pelo querido Ademir (Bolinha)

To: "caetano.blueeyes" caetano.blueeyes@gmail.com

Tudo em paz, peço sua colaboração.
fiz um comentário para um escrito do Ney no Blog da Tchurma, mas confesso não sei como registra-lo , se puderes repasse por favor.

" Meu doce Ney,

Lembranças maravilhosas as suas , da epopéia de nossas férias na receptiva Salvador. me faz ter um calor de emoção indescritível, as formas rebeldes de nossos trajes, os cabelos os adornos que usávamos, a poesia na cabeça de todos , a música embalada , por letras em inglês incomprensível) do Décio ajudado por nós todos ., , foram de uma magnitute e coragem que nem sei descrever,

Sabe , desde a saída aquele papel da Nilza , que nos habilitaria junto a secretaria de Educação em Salvador Lembra? , quepiadaa verdade nua e crua foi o Rodoviária copacabana Palace ( foram dois hoteis) , o décio cativou a mocinho do outro Hotel mais novo e mudamos, te lembras?

MAS OS EPISÓDIOS FORAM INCRÍVEIS:

- As bolhas nas costas do Benassi- O Xadrez na praia com 38 gráus não poderia dar outra coisa- As batidinhas de Umbú, Cajú Genipapo e etc.. que tomamos nas ladeiras da Lapa e do pelourinho , visitando teus simpáticos amigos e seus familiares. e dar-lhe saudades, amparados uns nos outros e cantando :
" São São Paulo quanta dor .. ... porém com todo defeito, te carrego no meu peito"

- As molecagens , minhas e do Gilson na ladeira da Conceição: visitar os prostíbulos, dando uma de reporter , com a Máquina fotográfica do pai do Benassi ( uma super Pentax ) que impressionava : é reporte dizia as moças de olhar conquistador.

A visita à Fonte Nova , exatamente quando acontecia uma convocação religiosa da Assembléia de Deus e nós com aquelescabelos e indumentadrias metidas a Beatnik, bem causamos constrangimentos.

Nossa fome , ´matávamos lembra nos Sopões da Rodoviária ou na feijoada baiana na baixa do sapateiro. e sete portas. o que importava era o preço e o volume lembra. super punk

Outra lembrança foi as vésperas de natal quando foi batendo aquele dilema de choque : éramos livres ou éramos família, ainda bem que nossa liberdade , parou na saudade que bateu dos familiares e das namoradas. e vimos que nem tudo era maravilhoso como sonhávamos Ney , eternamente vou te agradeçer pelos momentos que vivi com vcs lá em Salvador, pois foi nosso Guru, nosso guia e grande gestor da viagem.

Um beijo meu grande amigo

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Câncer de Mama

O Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, em conjunto com a Equipe do Site do Câncer de Mama, gerenciam uma campanha que necessita de cliques para alcançar quotas que lhes permitam oferecer mamografias gratuitas a mulheres brasileiras necessitadas.
Demora menos de 5 segundos, mas fará uma grande diferença acessar o site e clicar no botão cor de rosa que diz: "Campanha da Mamografia Digital Gratuita". Acesse diariamente o Website
http://www.cancerdemama.com.br Não demora e não custa nada. Ajudem a detectar precocemente o câncer de mama. Ele tem cura! Caso você ainda não saiba, 1% dos casos de câncer de mama acomete os homens. Eu já cliquei! O seu clique solidário não custará nada. Digam aos seus amigos para fazerem o mesmo. (Esta mensagem nos chegou através do Leninha News.com).

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Espirito Santo

Meu estado natal, o Espirito Santo, tem me surpreendido pelo numero de ocorrencias pouco usuais que la tem se sucedido. Refiro-me, primeiramente, aquela prova do Enen, depois, a morte da modelo; tudo isto coroando a cruel violencia que assola Vitoria e regiao. Nem tudo, entretanto, sao mas noticias. O municipio de Pedro Canario apresenta ao Brasil e - porque nao? - ao mundo, uma possivel solucao no adminsitrar dos casos de desinteligencia familiar: O caso eh o que se segue:

"A servente Tânia Mara Gualberto Santos, 41, afirma que, ao procurar atendimento na delegacia de Pedro Canário (268 km de Vitória), um preso a atendeu na entrada da delegacia, por meio de uma pequena janela em um portão de ferro.

Segundo ela, o detento perguntou que ocorrência ela queria registrar. De início, afirma Tânia, ela se recusou a contar ao preso que estava ali para denunciar agressões praticadas pelo marido contra ela. Diante da insistência, ela contou.

Em seguida, o preso disse, segundo a servente, que não havia nenhum policial no momento para registrar o caso e que ela deveria voltar no dia seguinte.

Segundo Tânia, ele ainda disse que "um pedaço de papel não garante que o cara não vai te matar". "Se o cara tiver que matar, ele mata com papel e tudo."

O que chama a atencao, eh a objetividade da orientacao fornecida pelo presidiario. Papel, fornecido pelo Estado, nao garante nada. Em resumo, o Estado nao pode garantir sua seguranca, de onde podemos deduzir que, a bandidagem pode como, alias, garante, em muitos lugares do pais e do mundo. Talvez, esteja aih a solucao para o problema de seguranca (ou inseguranca): Funcionarios com larga experiencia na area, a gerir os negocios de policia. Novamente, brilha e inova, o ES!!!

Infelizmente, o problema evidenciado pelo provao do ENEN, jah eh de mais dificil solucao. E olhe que temos lah o Chiquinho e o Benassi... E pensar que Cachoeiro do Itapemirim jah teve uma Academia de Letras onde, entre outros quadros, ostentou a presenca de Sergio Buarque de Holanda. Tudo bem, tudo bem, tivemos lah Jece Valadao e Carlos Imperial, todos de triste memoria mas, quem nao tem lah ovelhas negras na familia? Cachoeiro compensou com sobra certas presencas desabonadoras, trazendo outras de indiscutivel adicao aos valores do Brasil. Por exemplo, de lah vieram as irmas Leao, Nara embalando o Brasil com sua doce voz; Danuza ensinando bons modos aos brasileiros... O Gilmar outro dia falava de Leila Diniz. De novo, o ES esta na vanguarda com uma das primeiras feministas nacionais: Luz Del Fuego, nome artistico para uma das filhas da familia Bevilacqua, que alem da vanguardista moca, forneceu verdadeiros democratas para enfrentar os ditadores que atormentaram este pais.

Enfim, o Espirito Santo enfrenta um momento dificil em sua valorosa existencia. Nao vou apelar para o surrado jargao de que se trata de "perseguicao da imprensa". Simplesmente quero aqui pedir aos brasileiros, paciencia para com o ES. Trata-se de um mau momento; vai passar e, o ES permanecerah...

Abracao

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cadê meu jumento?

É melhor um jumento que me
carregue que um cavalo
que me derrube
Gil Vicente

É um assalto - Fique esperto! (3)

Parece até brincadeira, mas aqui vai mais um alerta aos motoristas. A mensagem foi transmitida pelo serviço de atendimento da Polícia Militar - telefone 190.
Muito cuidado nos bares e restaurantes. Os marginais estão dando um banho de criatividade. Vejam: você e seus amigos estão num bar, batendo um papinho, tomando uma geladinha e se divertindo. De repente, chega um indivíduo, geralmente com boa aparência, que viu a sua entrada no estabelecimento. Ele pergunta:
- De quem é o carro da marca tal... placa tal, cor tal... que está estacionado justamente no lugar em que você parou.
Aí pergunta se você é o proprietário e solicita para que dê um pulinho lá fora porque seu veículo está impedindo a saída de outro carro. Como você não quer prejudicar ninguém, mesmo com dúvida você vai. E ao chegar ao veículo, já estão te esperando um ou dois comparsas e anunciam o ASSALTO, levando assim seu carro e seus pertences. E você ainda terá a sorte de não levar um tiro.
Em uma mesma noite, o Resgate da PM de Salvador atendeu a três pessoas baleadas, todas elas envolvidas nesse golpe. Em Aracaju, já foram registradas duas ocorrências na passarela do caranguejo, na orla.
Caso tentem lhe aplicar esse golpe, não vá de primeira. Chame alguém, verifique primeiramente se é verdade e vá sempre acompanhado de pessoas que estejam com você. Não vacile, pois a próxima vítima (cruz credo!) poderá ser você.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Amizades

Amizades são coisas frágeis e
requerem muito mais cuidados
que todas as outras coisas
frágeis que existem

Carteira de motorista - Fique esperto (2)

Outro alerta aos motoristas publicado no Leninha News.com.
Fique de olho no vencimento de sua CARTEIRA DE MOTORISTA. Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que só permite a renovação da carteira durante o prazo de 30 dias após o vencimento da mesma. Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira. Esta lei não foi divulgada como a lei seca e mais de 3 mil pessoas só na cidade de São Paulo no mês de outubro de 2008 perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames. Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH. Só por alto, fora a multa, para tirar novamente a CNH, fica por volta de R$ 800,00 e leva aproximadamente de 2 a 3 meses, isso se você passar por tudo da primeira vez.

Novo golpe na praça - Fique esperto (1)

Um novo golpe começa a ser aplicado nas cidades do Brasil, segundo algém identificado como Jorge Nery, da chefia de Segurança do Detran. O alerta nos foi passado pelo professor Eduardo e publicado pelo Caetano Blue Eyes no Leninha News.com. Portanto, fiquem espertos:
Nos cruzamentos da cidade, alguém com uma câmera digital fotografa placas dos carros que passam... Com as placas e as fotos e com ajuda de despachantes, descobrem os endereços e nomes dos proprietários dos veículos. Com um computador e uma impressora laser fazem uma montagem e imprimem boletos perfeitamente idênticos a uma multa... só que os dados para liquidação dessa multa são de uma conta laranja. A vítima recebe a multa pelos Correios, fica na dúvida da infração, acaba pagando no banco ou via internet, sem verificar no site do Detran se essa multa existe mesmo ou não. Na realidade, ela foi vítima de um golpe. Portanto, antes de pagar qualquer multa, entre no site do Detran e verifique se essa multa existe mesmo.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Desperdício

A cada dia que vivo, mais me convenço de que
o desperdício da vida está no amor que não damos,
nas forças que não usamos, na prudência egoísta que
nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento,
perdemos também a felicidade.

Carlos Drummond de Andrade‏

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Camarões à baiana


Vasculho cantos escuros da memória como a revirar gavetas de um grande e imaginário guarda-roupas à procura de um velho par de meias . Busco um episódio, uma imagem agradável de minha juventude, digna de vir à luz, ainda capaz de despertar certa emoção. Repasso os amigos, um a um, numa muda súplica por ajuda. Os eventos vêem, mas não os sinto dignos de nota, de tornarem-se públicos.
O Pagador de Promessas no Conchita de Moraes? As noites em claro na casa do Maurinho preparando-nos para provas ou algum trabalho qualquer? Ah! Amir... Moisés...e Hiro... Se vocês soubessem o quanto nos aproximamos graças àquelas noites mal dormidas... graças a vocês... E tome Reactivan, cafezinho e tome Coca-Cola... para aguentar até a manhã do dia seguinte.
E os bailes do Crown´s Group animados pelo velho gravador de fitas de rolo..? Eram Beatles, Stones, Led Zeppelin, Blood Sweet and Tears, Bee Gees... lá longe, em São Mateus? O namoro às escondidas depois das aulas sob a proteção daquela árvore da rua Suíça (ou seria Suécia, Noruega ou Dinamarca) é um capítulo à parte, mas não seria politicamente correto liberá-lo ao público geral. Ah! Se aquela árvore falasse... Deus me livre, né Cata?
Os personagens são muitos e caros ao meu coração, embora embaçados pela névoa do tempo. Alguns não vejo há muito ou partiram para sempre; outros voltam a fazer parte de minha vida. O fato é que os episódios marcantes foram aos montes e seria impossível enumerá-los, quanto mais relatá-los aqui. Um deles, no entanto, ficará para sempre na memória de quem o viveu... não é Bolinha, Gilmar, Gilson, Benassi e Chiquinho...?
Acho que eram férias, mas quem seria capaz de separar-nos, mesmo naqueles períodos em que normalmente a gente dedica a descobrir novos amigos, realizar o que não é comum durante o período de aulas. Assim, decidimos – essa galera aí de cima – conhecer a minha Bahia, que Nosso Senhor do Bonfim só havia dado esse privilégio a mim até então.Como realizar essa aventura? Como fosse possível... de busão... carona, a pé... do jeito que desse.
E lá fomos nós, sem esquecer um item básico e imprescindível: a mochila nas costas. Afinal, hyppies não éramos, mas rebelde que era rebelde não dispensava uma mochila naquelas ocasiões.Só sei que alguns dias mais tarde e depois de mais de dois mil quilômetros sacolejando no busão da São Geraldo, aportávamos todos amassados na rodoviária velha de Salvador, sob um calor que beirava o insuportável.
Por sorte, logo ao lado da rodoviária um hotelzinho de pernoite pareceu-nos o Copacabana Palace baiano. Logo nos alojamos, todos num mesmo quarto (mas em camas separada, que fique bem claro! Bichos, sim; bichas, nunca).
Bom, resolvida a questão do alojamento, o que nos restava fazer na terra de Rui Barbosa, Castro Alves, Dorival Cayme, Jorge Amado, João Gilberto, Gil e Caetano Veloso? Alguém tem dúvidas? O sol das duas horas da tarde só pedia uma coisa: um bom e refrescante banho numa das praias da orla, sob as bênçãos de Iemanjá. As areias da praia do Farol não saciaram nossa sede e lá fomos nós para o Jardim de Alá, em Piatã. E tome água do mar, areia fofinha, banho de sol... ai!Mama África me deu dose modesta de melanina e agradeço por isso. Quem foi mais esperto, não se expôs totalmente ao deus Sol, mas...
Feito tudo (ou quase) que dava para fazer naquelas condições, tava na hora de voltamos ao “Copacabana” para desfazermos as “malas”, bater um rango e descansar um pouco. Foi aí que o drama começou.
Quem mexeu em nossas roupas, devem ter pensado o Benasi e o Chiquinho. Já sentindo os efeitos do causticante sol baiano, nossos dois heróis tentavam vestir suas vestes, sentindo-as como se elas fossem feitas de lixa. Não deu. Ardia tudo. Já exibindo uma vermelhidão digna de dar inveja a qualquer camarão, Benassi e Chiquinho só pensavam em chegar ao hotel, tomar um banho e jogarem-se na cama para recuperar o fôlego.
E assim foi feito. Cumprido o percurso entre o Jardim de Alá e a rodoviária velha, perto da Baixa do Sapateiro, nem banho deu para tomar e os meninos jogaram-se nas camas, pedindo um refresco. Ninguém dormiu bem aquela noite. Mas estou certo que ninguém dormiu (se é que dormiram) tão mal quanto qualquer um dos dois. No dia seguinte, ninguém se atreveu a sugerir qualquer passeio a não ser aquele até a farmácia mais próxima, na tentativa de remediar o irremediável.
E assim foram os dois dias seguintes, quando o máximo que deu para conhecer da Bahia foram aquelas ruazinhas sinuosas, apertadas, sujas e cheirando a xixi no entorno da velha rodoviária soteropolitana. Claro que valeu a pena o passeio. Conhecemos depois o Elevador Lacerda – o Bolinha ficou horrorizado porque uma inocente barata voou nele dentro da cabine do elevador -,o Pelorinho, o Mercado Modelo, o Bonfim e outros tesouros da capital baiana. Aprendemos muito por lá mas principalmente aprendemos a respeitar o sol baiano.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Vida saudável

Estudos atribuídos a pesquisadores das universidades de Harvard e Cambridge fazem 20 sugestões para melhorar a qualidade de vida das pessoas de forma prática e habitual. Entre essas sugestões está a de ter um animal de estimação. Segundo os cientistas, as pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente. Os mascotes fazem você se sentir otimista, relaxado e isso baixa a pressão arterial. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados (pode ser pretinho) pode causar um bom resultado.
Uma outra sugestão curiosa é a de ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Segundo o estudo da Faculdade de Medicina de Harvard, 91% das pessoas que não mantêm um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem pressão alta, alcoolismo ou doenças cardíacas.
Por fim, os estudiosos recomendam que as pessoas sejam sociáveis. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

Se nada disso der certo, não esquente, não. Sorria pois uma boa gargalhada é um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
Então é isso aí, galera. Vamos se amar, ligar pra mamãe e dar mais atenção para o au-au. Se não der certo, não esquenta; relaxa e dê uma grande gargalhada!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Obama


Caro Nei,

Reserva feita a modestia e, atendendo seu sempre abonador pedido, segue minha visao do momento que vivemos aqui nos EUA, hoje, dia em que Obama materializa o sonho de muitos, a realistica indiferenca de alguns e, o pesadelo de uma minoria. Vou comecar fazendo um "mea culpa": Durante boa parte do tempo, logo apos o inicio das primarias, eu entendi que, apesar de todos os erros de Bush e das mazelas dos deputados e senadores republicanos, nunca seria tao facil para o Partido Republicano eleger um presidente, como teria sido nesta. Explico: O Partido Democrata oferecia um negro e uma mulher como opcoes para os americanos. Uma aposta arriscada e, nunca antes feita nos EUA. Por seu lado, o Partido Republicano esbanjava opcoes convencionais, bem dentro da cartilha conservadora americana. Um pastor sulista, um heroi de guerra, um mormon ultra-conservador. Pouco confortavel dentro do estado de mendincancia moral que vive o partido, John McCain acabou vencendo a primaria republicana. McCain recuperou-se nos ultimos estagios das primarias e, vinha de uma situacao de completa falencia, nao tendo mais dinheiro algum para seguir adiante e,sua vitoria foi uma total surpresa. Heroi de guerra, respeitadissimo em ambos os partidos, nao se afinava muito com Bush e, parecia que iria agradar a gregos e goianos. Pecou na escolha da vice. A maioria dos americanos nao conseguiu ver Palin como presidente dos EUA, em caso de uma possivel ausencia de Mc Cain. Alem disso, o proprio McCain nunca conseguiu dizer com clareza ao que viera. Talvez, e isto nunca iremos saber, Romney, o candidato mormon, tivesse dado sequencia melhor a candidatura republicana. Riquissimo, compentente administrador, conservador, jovem, simpatico, eh, tambem, um candidato testado: Ex governador de Massachusetts, havia levantado o estado de um limbo financeiro, para invejavel equilibrio nas contas. Foi tambem aclamado organizador das Olimpiadas de Inverno de 2002 em Utah. Romney eh indiscutivelmente um competente e rico businessman e, tinha como unico "low down" o fato de ser mormon, gente "esquisita" para a media do eleitorado.
Obama, eh O Politico. Fala bem; persuade. Tem ideias bastante logicas e, fala atraves de numeros, o que tem importancia fundamental para o americano. Alem disso, pouco menciona o passado, resumindo-se a criticar a administracao atual e, para por aih. Quando recorre a fatos anteriores, o faz abordando unanimidades, como por exemplo Lincoln e Martin Luther King. O que quero dizer eh que, nao tem historia anterior de rancores comezinhos, proprios do convivio parlamentar ou, executivo. Tambem, eh um patriota mas, nao eh cego; daquela cegueira que conduz, em ultimo extremo, ao fascismo. Tem a clara e inequivoca visao de que esta eh mesmo a Terra das Oportunidades, onde ele proprio, Obama, eh prova cabal disto. E, eh com esta materia-prima que trabalha de maneira inteligente. Sabe que nao haverao caminhos faceis e, muito menos milagres. Esta nao eh terra de milagres mas, de trabalho duro, seja em bancadas de fabricas, bancos escolares ou, garagens onde jovens criam Microsofts, Yahoos e Dells. Sabe que pode contar com um ambiente onde impera justica e ordem, onde irah desenvolver seu trabalho. Tem uma imensa vantagem parlamentar. Mas, tambem eh ciente de que estes pontos positivos, isoladamente, nao sao maiores do que o imenso problema economico que desabou sobre a Nacao. Entao, vem clamando por uniao, novamente dando provas de sua grande inteligencia. E, unanimemente, todos sabem que a saida eh por aih. E, se ha algo em que o americano eh bom, entre outras coisas, eh uniao, o chamado teamwork.
Votei em Obama alguns dias antes da eleicao, pois estava viajando ao Brasil. Aquih, eh possivel votar alguns dias antes do dia oficial. Pensei muito em quem votar. Gosto de McCain, seu carater, sua honestidade, sua historia. Acabei me decidindo por Obama. Pesou para isto, o discurso que ele havia feito na igreja a qual frequenta, no Dia dos Pais. De maneira clara e franca, criticou severamente os pais NEGROS que haviam abandonado seus filhos e, ele, Obama, pedia naquele Dia dos Pais que, todo pai negro voltasse para casa e, cuidassem seus filhos, entao, abandonados. Sabia, por experiencia pessoal, do que falava. Apontou e criticou, sem sofismas e com clareza, o mal costume que tem os pais negros de abandonar seus filhos para serem criados pelas maes ou, por instituicoes publicas. Ganhou meu voto ali e, nao tenho palavras para descrever a qualidade de sua declaracao naquela igreja.
Nei, a parte o que fez e, o que farah Barack Hussein Obama, algo imenso jah foi feito: Os EUA mostraram ao mundo por qual caminho passa a IGUALDADE. Talvez, nao com a Fraternidade ideal mas, com total Liberdade. Isto nao eh pouco para um pais onde somente 13% (2006 censo) da populacao eh negra. Paises com porcentagem bem maior de negros, continuam a privilegiar brancos quando se trata de eleger dirigentes. Incrivelmente, muitas vezes, o proprio negro colabora para este estado de coisas. De maneira inequivoca e indiscutivel, mais uma vez, os EUA demonstram ao mundo que palavras nao bastam. Eh preciso que acoes se sigam a estas, antes que se tornem vazias. Este pais praticou racismo baseado em leis erradas e absurdas. Corrigiu o erro com leis melhores e, acima de tudo, com acoes decisivas para igualar o negro ao branco. Antes de Obama chegar, Bush cercou-se de auxiliares diretos (e poderosos) negros. Vide Condoleezza Rice and Collin Powell. Agora, um negro chega ao apice. Ninguem, cuja opiniao conte, espera dele, passes de magica. Esperamos sim, que ajude a este pais, cuja historia eh em boa parte ligada a historia do mundo nestes ultimos 150 anos, a praticar mais acertos do que erros. Eh um homem jovem em sua idade e, em sua feh. Cre naquilo que prega. Esperemos que o sigam mas, que tambem o ajudem a trilhar o caminho para o qual aponta. De minha parte, eu que jah vih coisas as quais nunca sonhei ver, espero viver um pouco mais e, ver o dia no qual a eleicao de um indio, de um negro ou, de um asiatico, nao provoque o minimo comentario. Precisamos sim, nao importa a cor, ficar de olho nos ditadores lunaticos que, vez em quando, aparecem instaurando regimes de odio e desamor, em nome de uma falsa ordem e progresso. Estes, ja os tivemos o suficiente nos quatro cantos deste mundo, se eh que bola tem canto...
Abracao!

Gilmar e os Beatles...



Gilmar, confesso nunca ter pensado na influencia do Erasmo nas composicoes do Roberto. Verdade que, nunca pensei muito em RC. Eu lembro bem de todas as criticas que RC sofreu, por conta de sua suposta alienacao politico/social. Eram tempos brabissimos e, aquele pessoal que bateu de frente com o regime militar, naturalmente esperava muito mais dele ou, ao menos esperava um posicionamento politico, assim como o fizeram varios artistas, na epoca. Nunca houve e, nem sei se RC sabe que a ditadura jah se foi... Acho que foi cobrado dele, algo que, nunca teve condicoes de pagar... Quanto a obra, insisto: No genero, eh imbativel. Quando vc precisar, estarah lah, em doses, as vezes, insuportaveis... Tem lugar para tudo neste mundo. Dirao os fans de RC; ateh mesmo para o meu mau gosto... Beatles, foram definitivamente um fenomeno e, beiraria o ridiculo eu tentar acrescentar algo a tudo que jah foi dito sobre os caras. Hoje, as unicas coisas nao ditas sobre eles, serao declaradas pelo sr. Tempo que, com certeza, trara novas perspectivas e maneiras de olhar para aquela banda. Cancoes, sei lah; sao tantas... O Nei, citou algumas belissimas (Across the Universe!) e, vc fala de She's Leaving Home. Soh pelo bem da brincadeira, vou lembrar uma outra: Strawberry Fields Forever... De modo geral, penso que era comum exigir das bandas e cantores, algo que eles nunca, explicitamente, prometeram a ninguem: Reformar a sociedade. Muitos daqueles caras foram simplesmente paridos pela sociedade, sempre em dolorosos partos. Aquilo que na epoca se chamou de The British Invasion, nada mais era do que um exercito de garotos, filhos dos ex-garotos que haviam combatido na 2a. Grande Guerra ha 15 anos atras (aquih, falo das bandas que explodiram nos anos 60).Bom nao esquecer que eram tambem netos de ex-combatentes. Entao, de novo, esse pessoal, todos eram filhos genuinos de guerreiros. Eh dessa maneira que deve ser compreendida boa parte do muito que bradavam. Nao esquecer que, mal digeriam os pais e avos neuroticos retornados da guerra, os norte-americanos tinham de sobremesa Coreia e Vietnan. Aih, nao tem jeito; eh mesmo de jogar o chapeu (ou a guitarra) no chao e sair gritando... No Brasil, tudo que - alguns - fizeram, foi um arremedo do que rolava no Norte. Isso nao agradava a quem olhava com olhos de ver e, foi mal aceito. Toda copia, corre o risco de ser ridicula e, muitas o foram. Influencia eh uma coisa; arremedo eh artigo diferente. Havia gente intelectualizada que, percebia isto e, nao gostava. Se tivessem de engolir alguma reforma politica/social, que viesse de Sorbonne mas, nao da America ou de alguns cabeludos malucos e, suas cancoezinhas insossas. O mundo era consertado todas as noites no Antonio's e, a receita publicada no O Pasquim. Eu tinha 16 anos em 1970, quando muito daquilo, jah havia acabado ou estava a acabar. Sempre amei a lingua Portuguesa. Nao por motivos intelectuais mas, simplesmente por "vestir" melhor em mim, gostava da musica brasileira mais do que a estrangeira. Assim, comecei ouvindo a Tupi, Jangada minha Jangada. Depois, vieram os Festivais, quem vai esquecer... Aih, sucumbi para sempre por Caetano (meu primeiro vinil foi um compacto com o autografo dele na capa, comprado em uma lojinha que ficava em uma viela escondida atras do antigo Nosso Bar, proximo a estacao ferroviaria), Gil, Chico, Milton, Elis... Mais tarde, aprendi a gostar das bandas anglofonas e, ouvi muita coisa boa, tambem. Ainda hoje, estou aprendendo a apreciar umas e, a desenganar de outras... Enfim, valeu. A soma de tudo, deu como resultado uma imensa, sem fim, saudades... Seria absurdo pensar que, depois deles nao apareceria mais ninguem. Pode acontecer de, nao aparecer para nos, conhecedores dos artigos exibidos nas vitrinas dessa jah longa estrada. Eu, a cada dez anos, vou "pescar" o que apareceu de bom na decada passada. Assim, para mim, U-2 eh banda nova e, gosto. Seu Jorge, arisco, arrisco ouvir alguma coisinha... Quando vih o Paulo Coelho, anos mais tarde, detalhando em livros aquilo que ele compunha e Raul cantava, sorri sozinho aquih no sertao de Utah. Uma vez, no deserto (e nao hah exagero no que digo), descobri onde Paulo foi buscar o nome de um de seus livros. De certo, ele tinha vindo gastar um pouco do muito que tem nos cassinos que estao esparramados nos ermos de Nevada. Ele eh um bom sujeito e nao conspira contra ninguem e, muito menos contra o Universo, que isso eh coisa lah do outro Laden do planeta... O jabah ta caro; viva o dollar! Giminha, nosso doutor, voce perguntou e, eu nao sei muito de Leila. Num desses pensamentos avulsos (Millor dizia que "...livre pensar eh soh pensar..."), pensei: Salvo engano, a especialidade do Gima eh ginecologia. Seria a imagem de Leila, gravida de 8 meses, desfilando de biquini em Ipanema, um fetiche para o doutor Gilmar? Querido amigo velho, desculpe meu vadio devaneio... A Leila era mesmo bela e inteligente, uma combinacao letal. Seja lah qual for o motivo maior de sua admiracao por ela, tens o meu incondicional apoio. Lamento nao poder acrescentar mais alguns... Se cair em minha maos informacao nova, repasso; prometo. Grande abraco a voce e, a todos, Bosco

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A inguinorança que atravanca o progueço

Circula na internet e-mail com respostas atribuídas a estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio – o ENEM. A colaboração foi do Gilmar, com comentário do Caetano Blue Eyes, publicado no Leninha News.com.

São realmente assustadoras as respostas. O Giminha comentou: “se esse pessoal tivesse acesso ao glorioso CESA...acho que seria diferente..." Para o Blue Eyes, “a educação já foi melhor neste país... os professores foram melhores... e os alunos também... Tínhamos muitas coisas a conquistar e isso nos movia de uma forma que não consigo ver na meninada atual...”

Para concluir, deixo vocês com algumas dessas pérolas do nosso país. É isso aí, galera. Chora, Nilza! Chora, Niva! Chora, Helena! De RIR!!!


Os anaufabetos nunca tiveram chance de voltar outra vez para a escola.

O bem star dos abtantes da nossa cidade muito endepende do governo federal capixaba.

Animais vegetarianos comem animais não-vegetarianos.

Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regresssivo da violência urbana

Fidel Castro liderou a revolução industrial de 1917, que criou o comunismo na Russia.

Os índios sacrificavam os filhos que nasciam mortos matando todos assim que nasciam.

Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiadores, puchada por dois cavalos.

Os pagãos não gostavam quando Deus pregava suas dotrinas e tiveram a idéia de eliminá-lo da face do céu.

Ateísmo é uma religião anônima praticada escondido. Na época de Nero, os romanos ateus reuniam-se para rezar nas catatumbas cristãs.

As autoridades estão preocupadas com a ploleferação da pornofonografia na internet.

Onde nasce o sol é o nacente , onde desce é o decente.

Durma-se com um barulho desses. Boa semana a todos!!!


domingo, 18 de janeiro de 2009

Pais e filhos

Para Leandro, Luanda, Lígia e Lucas, a pedidos

...É só o vento lá fora
Quero colo
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo
Tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três
Meu filho vai ter
Nome de santo
Quero o nome mais bonito
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar para pensar
Na verdade não há
Me diz por que é que o céu é azul
Me explica a grande fúria do mundo
São meus filhos que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com meus pais
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar para pensar
Na verdade não há
Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?..

Renato Russo

Passado e presente

"O passado não reconhece seu
lugar: está sempre presente."


Mário Quintana

AVC: dr. Gilmar esclarece

Segue, abaixo, esclarecimentos e alertas do dr. Gilmar sobre e-mail do Alécio publicado no Leninha News.com e republicado aqui neste blog a respeito do terrível AVC:

"Existem dois tipos de AVCs... O hemorrágico, que na maioria das vezes é trágico e fatal, exige intervenção cirúrgica (geralmente deve-se à ruptura de um aneurisma). O outro tipo, o mais freqüente, e o que o e-mail do Alécio se refere, é o AVC isquêmico... ou seja, falta sangue e oxigenação em alguma parte do cérebro.

Realmente, deve-se em cerca de 3 horas identificar o AVC, fazer o diagnóstico diferencial, se hemorrágico ou isquêmico; o protocolo exige uma tomografia, informar à família e/ou o paciente dos riscos do tratamento e obter o consentimento (o risco de hemorragia em diversos órgãos é grande), o tratamento poderá ter sucesso. O sucesso é muito mais diminuir as seqüelas do AVC do que propriamente salvar vidas (a maioria dos AVC isquêmicos não mata, mas deixa sequelas terríveis). Dá pra imaginar que tem que ter uma estrutura de resgate e pronto socorro especializado de 1º mundo! O custo disso tudo nem se fala! Imagine se um coitado de plantonista de pronto socorro recebe um paciente desse e faz o diagnóstico clínico (não tem tomógrafo disponível). O tempo do evento já está batendo nas 3 horas... por incrível que possa parecer, ele tem a droga trombolítica disponível, toma a conduta e o paciente passa de um AVC isquêmico para hemorrágico!!! Vai ser processado!!! Por aí você vê que a coisa não é tão simples assim como o e-mail diz!!!"

Taí, o esclarecimento do brother Giminha, valeu!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Deu na Globo

Janeiro é mês de cirurgias plásticas. As mulheres têm lotado os consultórios médicos. Em vez de viajar nas férias, elas preferem usar o dinheiro para mudar o corpo. Pelas cirurgias programadas, as agendas dos médicos e as reservas nos hospitais já é possível afirmar que janeiro, tradicionalmente conhecido como o mês das férias, também vai ostentar o título de mês das cirurgias plásticas no Nordeste.
“Tivemos um aumento em torno de 40%”, calcula o diretor da Comissão Científica (SBCP/ PE) Pedro Pita.
As cirurgias mais procuradas são para turbinar os seios, bumbum e de lipoaspiração. Mas atenção mulherada: cirurgia plástica, só com orientação de profissional da área. É preciso fazer uma avaliação rigorosa. O alerta é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O primeiro passo é procurar um médico credenciado. Você concorda, Giminha?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ney e o Big Brother

Ney, pode ficar tranquilo e, assistir sem culpa o Big Brother. Se nao fizer efeito, sei que a Xuxa tem tambem um programa muito bom. E aquih, "programa" tem o singelo significado dos tempos da Tupi. A Xuxa esta fazendo uma reciclagem visando os "baixinhos" que nao atingiram a media ideal em tempos passados. Algo assim como uma "2a. epoca", "recuperacao"; sei que vc compreende... As criancas, que nao sao bobas, se vingam, caro Ney e, eh aih que vc deve se precaver; o "Small Brother". Elas contra-atacam com uma garotinha chamada Maysa, ultima criacao do ciclope Abravanel. Minha secreta esperanca eh que Deus, protetor incondicional de infantes e bebados, nao abandone a Maysa e que, ela venca. Se perder, teremos uma nova Xuxa e, recomeca um novo ciclo de pragas e maldicoes que farah as previsoes do Apocalipse soarem como poemas de Khalyl Gibram... Talvez, vc esteja se perguntando se ando assistindo a TV Globo. Nao, nao estou Ney. Sim, eu sei; eu deveria... Fico sabendo pelo jornal, tem a internet e, periodicamente converso com pessoas no Brasil. Claro, telefono sempre fora do horario de novela, para nao ficar aquela conversa de surdos; eh chato... Tem um restaurante brasileiro aquih perto, cuja TV sintoniza a Globo. Nao gosto. O melhor, que sao os comerciais (ou reclames), referem a empresas brasileiras aquih nos EUA... Nao consigo assistir aos shows... Passo mal e, o dono da casa sente-se ofendido ao pensar que nao estou gostando da comida. Faco cara de quem estah comendo gillette e, a senhora que prepara a refeicao eh pessoa simples e boa. Acho muita falta de modos de minha parte e, fica dificil convencer que tudo eh culpa da televisao... Explico que sinto falta dos antigos salafrarios e canalhas que populavam as novelas da Rede Globo, contra os quais, eu, de antemao, me precavinha... Lembra como era facil? Sempre sabiamos quem era o "mocinho" e o "bandido"... A TV americana eh muito boa, mas nao ligo NUNCA, para que assim permaneca em meu conceito. Soh uma vez, sentei em cima do controle que nao estava tao remoto, liquei e, quase me convertih a uma certa religiao que infesta o sul do pais... Seria uma ingratidao enorme com os Mormons. Entao, mantenho me televisivamente ateu, de modos a nao magoar ninguem. Dizem que Deus fala ingles com sotaque da California. Pode ser mas, nunca vih dirigentes religiosos daquele estado, o que, para mim, confirma a impopularidade divina entre os californianos. Gosto muito da California e, mais uma crise, mudo-me para lah. Voces aih, tem o Bispo Edir, e sao mais felizes. Veio para cah, acho que no ano passado, um casal de Bispos de uma certa congregacao bastante popular. Ney, voce sabe me dizer se um casal de bispos produz bispinhos? Eu nunca pude saber, pois assim que chegou aquih o tal casal, os malvados americanos os prenderam em "gaiolas" separadas. Negocios com dinheiro escondido em livros santos, portados por menores de idade... Assunto aborrecido e do qual, tenho certeza, vc estah melhor informado... O resultado final, eh que a criacao de bispos brasileiros destinada a melhorar o nivel moral e etico americano, abortou... ops, quero dizer, fracassou. Eu sei Ney, isto eh um problema Universal, aflige deste a Fiel, a Mancha, Romamos, Gregos Ortodoxos e protegidos do Cantois... Ney, por ultimo, se os Titans estavam certos ao berrarem que a "televisao me deixou burro demais...", assista, sim. Caso contrario, voce, inteligente como eh, acabarah perdendo "sintonia" com essa massa amorfa e desatinada, que soh faz crescer a audiencia Global!
Abracao a voce e a todos que lerem estes desatinados comentarios!!!

C´est la vie big brother

Peço licença para dar início a esta tomando emprestada a velha expressão francesa com a qual Niva findou sua crônica, logo aí abaixo: C´est la vie. É isto aí: c´est la vie. Sei que posso até me queimar em algumas rodas de amigos mas... eu confesso: assisti, sim, a abertura do Big Brother Brasil, ontem. Família reunida na sala após o jantar e a exibição de A Favorita, a expectativa de também dar uma espiadinha, conhecer as próximas celebridades globais, flagrar algum movimento cuidadosamente descuidado de uma das beldades da casa. Sei que essa confissão pode macular minha imagem de intelectual incipiente em algumas rodas, de cidadão consciente de mazelas como a violência e as injustiças da nossa sociedade, do crime contra a humanidade, o holocausto da Faixa de Gaza.
Também não franzi minha testa preocupado diante do aquecimento global, da crise mundial – afinal, o Lula garantiu que estamos preparados para o que der e vier. O problema é deles, dos ricos. Obama, Sarkozi, Brown e Putin que se preocupem.
O fato é que, depois de oito meses de abstinência deste vício da espiadinha do qual quase não temos escapatória, finalmente teremos um intervalo nas preocupações com o cartão de crédito e demais contas atrasadas. Ao invés da lista de material escolar das crianças, do IPTU, do IPVA, do carnê das Casas Bahia, o Grande Irmão nos proporcionará expectativas bem mais amenas, como quem será o líder desta semana; quem vai para o paredão; quem tá pegando quem; quem está sendo sincero ou está apenas jogando o jogo. Que bom! Doces preocupações!
De minha parte, tudo bem. O contato com a Tchurma dos Bons Tempos me consola, adia meu sono até estas adiantadas horas da noite, em frente ao teclado buscando inspiração. Além do mais, estou feliz também por causa do contato que esse blog possibilita com vocês. Ser ombreado ao Bosquinho, um dos meus ídolos, pela Niva é sempre um privilégio. Obrigado Niva pela citação em sua crônica. Espero que os outros chegados também descubram esse prazer. Não vejo a hora de saber mais do dr Gilmar (meu irmão Giminha), sentir o fervor corintiano do primeiro-ministro Gilson, ler declarações do apaixonado Bolinha, conhecer melhor os mistérios do Blue Eyes; aprender (sempre) com o saber de Helena Ballaguer, Nilza Maria Gamba, Selma Pellizzon, Niva...(eternas mestras), rir das infindáveis piadas do Maurinho, do Pé...

Ah! Saudade do Jairinho, sempre preocupado com sua mãezinha (ela já está com 94 anos, ele diria); saudade de Catarina, meu primeiro amor, do Lúcio e do Juquinha, que Deus os tenha em bom lugar, como dizia minha mãe Marieta.
Ouço passos na escada. Já sei: é dona Marta, cheia de sono. Certamente estranhou minha ausência no quarto. Tá na hora mesmo. Bay, galera, bay. E para finalizar e voltando a recorrer à expressão francesa com a qual iniciei este lamento: C´est La vie. Até a próxima. Fui!!
PS: acabo de ler a estréia do meu querido Giminha no blog. Seja bem vindo, irmão!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Tô chegando..!

Meus preciosos amigos..tô chegando..meio acanhado como sempre e também como sempre sem tempo suficiente para me dedicar mais aos melhores amigos da minha vida., e também com dificuldades de lidar om esse tal de PC e essa esquisita NET..!
Não vim para falar de coisas sérias...que tem que falar coisas sérias hoje é o Mr. Obama...afinal foi lá que fizeram "caca".
Agora encerrando minha primeira participação neste blog...vou ouvir ( de novo ) algumas canções dos Beatles..e lembrar da 3ª série do ginásio ( no GEVITA ) ..eu, o Ney e não lembro mais quem...tentando chegar à conclusão de qual delas seria a mais BELA...até hoje não concluimos...não é mesmo Crioléo! Beijos à todos,
Gilmar...( ou Giminha )

Férias dos netos

Só hoje consegui fazer minha inscrição no blog da tchurma... Adorei saber que o Nei tb não tinha muita familiaridade com esse tipo de comunicação... Como sou semi-analfabeta digital, recorri aos préstimos de meu neto de 13 anos que me colocou como profniva... Desculpem-me... Agora, terei que recorrer a outra pessoa para tirar esse prof que parece colocar-me numa situação esquisita em relação a vocês, amigos tão queridos!
Mudando de assunto, estou adorando o Nei que está com toda corda... Com comentários ótimos... Já está concorrendo com o Bosco... E olha que ele é nosso melhor escritor...
Como meus netos da Bahia e do Acre estâo por aqui, respectivamente Rafael (13), Gabi (10), Guilherme (7) e Ana (2), estou de babá deles, para lá e para cá... Hoje estou em Sorocaba, com todos, em uma Lan House... Os 3 mais velhos estão com joguinhos, jogando futebol, corrida de autos, tibia, e outros... tudo na telinha, exercício físico zero!!! E para a Ana não amolar, pois tb estou ocupada, ela vai pegando salgadinhos, daqueles bem salgados, engordurados , cheios de corantes e conservantes!!!
Enfim, c' est la vie...

Desejos

"Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor

Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico

Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua Cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não Ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança

Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal

Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender um nova canção
Esperar alguém na estação

Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta

Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo

Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu"



Carlos Drummond de Andrade

domingo, 11 de janeiro de 2009

AMIGOS


Hoje eh sabado e, estou em casa conversando com a Marilda sobre os velhos amigos e conhecidos, comuns a nos dois e, sei, a muitos de voces que gastam seu valioso e escasso tempo a ler estas saudades sem data e, sem jeito... Aonde andarah o Rubem Hiroyuki (Hiro)? E a Sumire; Suely Sumire Ueda? Tinha o laticinio do Benassi... O Sergio Novelli... O Valdir Abreu... Falamos tambem da turma do Movimento Juvenil, que era uma outra turma ao lado. Recentemente, estive em um encontro deles no Primeiro de Maio. Coincidencia, sempre o Primeiro de Maio... Conversei longa e insuficientemente com o Ze Carlos Negao, que nos dava aulas particulares de matematica. Nao eh por estar vivo e bem, gracas a Deus, nao, mas o Negao eh uma dessas pessoas que soh acrescentam a este torto Planeta... que Deus ou alguem, proteja o Negao. E digo isso sem nenhum interesse, visto que a Matematica pouca, ou nenhuma, falta mais me faz... Vih e conversei, tambem, com outras pessoas de boa lembranca do MOJU... Olavo, Guri, Gilberto... Estavam acompanhados da familia. Algumas meninas e meninos se parecem demais com os pais e, eu os olhei com ar de surpresa curiosidade. Estava ali um retrato vivo e antigo de meu envelhecido amigo, com quem eu conversava. Isto, para mim acontece sempre que fico muitos anos sem rever um amigo e, acontece de reencontra-lo junto a filhos. Sei que deve ter causado estranheza a algumas pessoas, meu olhar, seguido de longo silencio enquanto eu saboreava e digeria essas pequenas e deliciosas pecas que a vida nos prega... gostaria de um dia rever alguns dos "boleiros"; Moacir, Messias, Luisinho... Claudio, Robertinho... e outros que, alem do MOJU, tambem estudaram conosco. Tinha um goleiro, ex-aluno, o Valdir, que, com pesar, lembro, foi assassinado a pauladas em uma dessas festinhas familiares, no Bairro Camilopolis, lembro agora... Sao assim, todas, avulsas e sem responsabilidade, estas lembrancas que vem chegando cada dia mais opacas pelo avancar dos dias e da ausencia... proprias de um inicio de noite nesse Inverno no Hemisferio Norte. Talvez, elas nem caibam bem neste verao tepido que aquece e excita os espiritos ao sul do Equador. Ficam, assim, sem sentido... Entendo agora, finalmente, que o que se fala ao Norte, pode nao fazer sentido ao Sul e, vice-versa. Humilde, sugiro aos governantes que prestem atencao a este importante detalhe em seus (des)entendimentos. De todo modo, peco licenca, por conta da larga amizade, para que me deixem entrar em seus veroes com meu sentimento de doce e boa melancolia.... Reparei que, as vezes, a gente reclama de saudades, assim com um jeito blaze, de falsa queixa... No fundo, alimentamos, acariciamos, e com carinho cultivamos essa flor cheia de espinhos. Funcionam como uma pimenta na refeicao. Arde, mas gostamos. Com parcimonia, acrescenta sabor a vida. Com exagero, aumenta alguma dor anonima e cronica. Saboreamos com o uma bebida forte, que tomamos com vagar e cuidado, pois que embriaga e, dizem alguns, mata tambem com vagar mas, sem cuidado ou piedade...
Agora, a Leninha foi viajar e, isto eh uma queixa. Este absenteismo sem motivo ou razao passou a ser uma pratica comum de nossa estafeta. Se houver cabimento, o assunto deve ser encaminhado, ateh mesmo, a Presidencia, jah que o baixo clero parece ser ineficaz para cuidar do assunto. Eu sei, eu sei... o Caetano substitui-a com competencia. Mas, tambem sabemos, nao somos todos iguais, gracas a Deus. A Leninha nos viciou e, para isso deve cuidar. Essas cancoes com as quais o Jair nos brindou, soh fazem agravar o problema. Nao por acaso, gostaria de pedir ao Jair que, para o proximo encontro, nos brindasse com uma edicao de musicas nacionais. Jah sabemos do bom gosto dele e, sei que faria um grande trabalho coletando musicas de autores patricios, da "nossa" epoca. Friso o da "nossa" epoca; como uma precaucao contra Lindomar Castilho (ou seria Lindomar Caudilho?) e gang... O Gilmar e outros colegas tem enviado coisas boas... tenho aquih algumas musicas que, dia desses, acabarei enviando, nao vejo saida...
Saudacoes de Utah...
Bosco

sábado, 10 de janeiro de 2009

AMIGOS DE VINÍCIUS

“Eu poderia suportar, embora não sem dor,
que tivessem morrido todos os meus amores,
mas enlouqueceria se morressem todos
os meus amigos”
Vinícius de Moraes

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

AVC: O que você precisa saber

Circula na internet e-mail com dicas para a identificação e recomendações sobre o pronto atendimento a pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral, o famoso AVC. Nosso Leninha News.com, inclusive, já o publicou, numa colaboração do Alécio à Tchurma. Como o assunto é relevante, e todos estamos sujeitos a ele, peço licença ao dr. Gilmar para invadir sua praia e republicar neste espaço aberto ao público parte da mensagem, com as dicas básicas e fundamentais. Afinal, também fui vítima.
Os médicos estabeleceram três perguntinhas simples para identificá-lo:

1. Peça que a pessoa SORRIA.

2. Peça que a pessoa LEVANTE AMBOS OS BRAÇOS.

3. Peça que a pessoa PRONUNCIE UMA FRASE SIMPLES (por exemplo . . . Hoje está um dia ensolarado)

  • Se ele ou ela apresentar dificuldades numa destas três questões, chame imediatamente o SOCORRO e descreva os sintomas.
  • Depois de descobrir que voluntários leigos podem identificar a debilidade facial, a debilidade motora dos braços e a debilidade na fala, os investigadores apelam ao público em geral para que aprenda estas três perguntas. Uma maior divulgação deste teste pode facilitar um rápido diagnóstico e tratamento do AVC e evitar danos cerebrais.
  • Neurologistas afirmam que com atendimento nas primeiras 3 horas, os efeitos de um AVC podem ser revertidos totalmente. É crucial diagnosticá-lo e prestar assistência ao paciente nas três horas subsequentes.