terça-feira, 31 de março de 2009

Demorou...

Aí, galera e consumidores em geral, sabe aqueles telefonemas chatos que a gente costuma receber diariamente pelos telemarketings. A partir de 1º de maio você não precisará mais aguentar aquela chatice. A Fundação Procon-SP já disponibilizou, desde sexta-feira, 27 de março, um canal em seu site para o consumidor se inscrever no “Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing”, conforme estabelecido pela Lei 13.226/08, regulamentada pelo Decreto Estadual 53.921/08.
O consumidor já pode se cadastrar para evitar a chatice.Se você ainda continuar recebendo esses telefonemas a partir de 1º de maio, poderá fazer a reclamação no próprio site do PROCON, informando os dados do telefonema: a firma, o dia da chamada , o horário, o telefone, e o nome do telemarting.
O endereço do site do PROCON é este:
http://www.procon.sp.gov.br/bloqueiotelef

segunda-feira, 30 de março de 2009

Novo remédio combate ansiedade feminina, mas cuidado...



O profe Eduardo, que nos enviou esta colaboração, está coberto de razão: essa mulherada anda abusada mesmo. Creio que já está na hora de institucionalizarmos efetivamente o Dia Internacional do Homem, para nos protegermos contra esses excessos...


INDICAÇÕES:
Homem é recomendado para mulheres em geral. Homem é eficaz no controle do desânimo, da ansiedade, irritabilidade, mau-humor, insônia, etc......
POSOLOGIA E MODO DE USAR:
Homem deve ser usado pelo menos três vezes por semana. Não desaparecendo os sintomas, aumente a dosagem ou procure outro. Homem é apropriado para uso externo ou interno, dependendo das necessidades da mulher.
PRECAUÇÕES:
Mantenha longe do alcance das amigas. Manuseie com cuidado, pois o Homem explode sob pressão, principalmente quando associado a álcool etílico. É desaconselhável o uso imediatamente após as refeições.
APRESENTAÇÃO:
Mini, Midi, Plus ou Super Mega Maxi Plus
CONDUTA DE OVERDOSE:
O uso excessivo de Homem pode produzir dores nas ancas, dores abdominais, entorses, contraturas lombares, assim como ardor na região pélvica. Recomenda-se banhos de assento, repouso, e contar vantagem para a melhor amiga.
EFEITOS COLATERAIS:
O uso inadequado de Homem pode acarretar gravidez e acessos de ciúmes. O uso concomitante de produtos da mesma espécie pode causar enjoo, fadiga crônica e, em casos extremos, lesbianismo.
PRAZO DE VALIDADE:
O número do lote e a data de fabricação, encontram-se no Bilhete de identidade e no cartão de crédito.
COMPOSIÇÃO:
Água, tecidos orgânicos, ferro e vitaminas do complexo P.
Atenção: não contém SIMANCOL.

CUIDADO:
Existem no mercado algumas marcas falsificadas, a embalagem é de excelente qualidade, mas quando desembrulhado, verifica-se que o produto não fará efeito nenhum, muito pelo contrário, o efeito é totalmente oposto, ou seja, além de não ser eficaz no tratamento das mulheres, podem agravar os sintomas e até inibindo o efeito do medicamento correto.
INSTRUÇÕES:
1 - Ao abrir a embalagem, faça uma cara neutra: não se mostre muito empolgada com o produto. Se fica muito seguro de si, o homem não funciona bem e vive dando defeito.
2 - Guarde em local fresco (homem fedorento não dá) e seguro (não esqueça que ele é o sexo frágil).
3 - Deixe fora do alcance daquela vizinha sorridente. Ela pode fazer um estrago no seu produto.
4 - Para ligar, basta uns beijinhos no pescoço pela manhã. Para desligar, providencie uma noite de sexo. Ele dorme feito uma pedra e não diz nem boa noite (falta de educação é um defeito de fábrica).
5 - Programe-o para assinar os talões de cheque sem fazer muitas perguntas.
6 - Carregue as baterias três vezes por dia: café da manhã, almoço e jantar. Mais do que isso provoca pneuzinhos indesejáveis.
7 - Em caso de defeito, algumas táticas costumam dar certo: Comece escondendo o controle remoto. Se a falha persistir, cancele o futebol do fim de semana e o chope com os amigos. Mas se o problema for grave mesmo, é preciso tratamento de choque: a única solução é greve de sexo.
8 - Coisas que ele sabe fazer bem (trocar lâmpada, abrir vidro de palmito, azeitonas e maionese, abrir latas em geral, trocar pneu, carregar malas, pregar pregos na parede, trocar torneiras, chuveiros etc ) devem ser estimuladas.
ATENÇÃO:
Homem não tem garantia e todas as espécies são sujeitas a defeitos de fábrica, como deixar toalha molhada na cama, urinar na tampa da privada, deixá-la levantada, fazer bagunça, espalhar as coisas, criticar, reclamar, se auto-exaltar, beber demais, comer cebola, esquecer datas de aniversário, roncar, etc...
Não existe conserto. A solução é ir trocando até que se ache a fórmula ideal; recentes pesquisas informam que ainda não foi INVENTADA; mas não custa tentar.


É mole, ou quer mais???

sábado, 28 de março de 2009

Aula de ingrez de pracas

Essa é do Bosquinho, especialmente para a Maria Soliman, que pediu a "tradução de uma linda música dos Beatles..." Como o exemplo que ela enviou era complicado demais ele então recorreu à criatividade brasileira...





sexta-feira, 27 de março de 2009

Hora do recreio






Mais uma colaboração da Pri, a princesa do M'C Jair

quinta-feira, 26 de março de 2009

Sábado, apague as luzes por 1 Hora

Sábado, às 20h30, cidades em todo o planeta irão apagar as luzes durante uma hora, num ato simbólico, como uma mensagem de que é possível agir contra o aquecimento global e as mudanças climáticas. A iniciativa é da organização Earth Hour e da Rede WWF, que lutam contra o aquecimento global.

Mudanças

O ano de 2009 é crucial para o futuro do planeta, pois os países precisam assinar um acordo internacional com medidas para combater o aquecimento global. Será um ano de mobilização para que os países finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, na Dinamarca, um acordo para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.

No Brasil, o desmatamento das nossas florestas – principalmente Amazônia e Cerrado –, é responsável por 75% das emissões de CO2, o principal causador do aquecimento global. No entanto, as emissões de outras fontes, como agricultura, energia elétrica, entre outras, não devem ser menosprezadas dentro de um caminho de desenvolvimento limpo.

Tempo mágico...


Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora.
Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Não tolero gabolices.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos.
Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar o milênio.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de "confrontação", onde "tiramos fatos a limpo".
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.

Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos".
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado de Deus.

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena.
Nada neste mundo faz sentido se não tocamos o coração das pessoas.
Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também pode crescer com os toques suaves na alma.

Bom dia coração

Colaboração de Helena Balaguer

segunda-feira, 23 de março de 2009

O Orkut é nosso

Direto de Utah, Bosco quer "orkutar" com a Tchurma

Direto de Utah e de volta ao batente, o amigo Bosco apresentou-me uma proposta muito interessante, que gostaria de abrir aos demais amigos da tchurma para que possa ser concretizada. Transcrevo abaixo a mensagem do Bosquinho:
"Acabaram-se minhas férias e, "conversar" com vocês foi um dos melhores lazeres a mão naqueles dias... Continua sendo, embora não na mesma intensidade. Por que não iniciarmos uma campanha para o pessoal se cadastrar no Orkut?
Imagino que assim como acontece comigo, muitos não sabem quem está por trás daquele jsilvaaraujo@yahoo/hotmail.gmail.com.br. Seria muito bom ter uma imagem do amigo querido, distante e extraviado sabe-se lá por que terras distantes...
Melhor ainda; sugiro uma foto no Orkut, daqueles tempos e, outra atual... Afinal, já estamos em idade que nos permite sobreviver com dignidade e bom humor ao que, à primeira vista, pode parecer masoquismo... Mais: de acordo ao que vi no último encontro, o pessoal está muito bem... um pouquinho menos de luz, um pouquinho mais de cuba-libre e peper-mint, um som adequado e antigas, queridas e perdidas ilusões ali emergiriam.
Afinal, a realidade dura um tênue piscar de olhos. Um segundo antes ou um segundo depois, a vida só existe como ilusão em nossas mentes... O exato momento que vivemos como realidade, não passa de um balançar de mãos de um mágico a que chamam Deus..."


Desde já, declaro meu apoio à proposta e antecipo que também já faço parte dessa comunidade, criada pelo Chiquinho.

domingo, 22 de março de 2009

Diga não às drogas!

Já pedi aqui neste espaço para o Jair nos presentear, novamente, com um pouco das belas canções, das muitas que tem em seu infindável estoque. Aterrorizado pela safra infindável de pragas ruins que medram no cenário artístico brasileiro, recomendei ao amigo, ou aos amigos, que se dispusessem a atender ao favor solicitado que, somente trouxessem música brasileira de boa qualidade. Sei, foi uma demonstração de falta de confiança no bom gosto deles e, acima de tudo, falta de educação minha. Peço desculpas.
No esforco para que aceitem minhas escusas, apelo para um antigo texto que circulou na NET por época de, aceitem assim, uma Idade Média, Idade das Trevas, na MPB... Não que tenha ela terminado. Simplesmente, bati em retirada e refugiei-me nos recônditos da memória de tempos melhores. Esquecer o que não prestou e somente preservar o que de bom viveu-se. É assim que suportamos o passado... Espero que se divertam com o texto que tomei emprestado não sei de quem... Veríssimo já disse que não é o autor. Fui fiel ao original que recebi tempos atrás e preservei o nome do valoroso escritor. Assim segue:

"Depoimento emocionado de Luis Fernando Verissimo sobre sua experiência com as drogas:

Tudo comecou quando eu tinha uns 14 anos e um amigo chegou com aquele papo de "experimenta" e, depois, quando você quiser e só parar... e eu fui na dele. Primeiro ele me ofereceu coisa leve, disse que era de "raiz", da terra, que não fazia mal, e me apresentou um inofensivo disco de Chitãozinho e Xororó e, em seguida, um do Leanddro e Leonardo.

Achei legal, uma coisa bem brasileira. Mas a parada foi ficando pesada, o consumo cada vez mais frequente, comecei a chamar todo mundo de "amigo" e acabei comprando pela primeira vez. Lembro que cheguei na loja e pedi: Me dá um CD do Zezé de Camargo e Luciano. Era o princípio de tudo! Logo, resolvi experimentar algo diferente e ele ofereceu um CD do Axé. Ele dizia que era para relaxar; sabe, coisa leve... Banda Eva, Cheiro de Amor, Netinho, etc. Com o tempo, meu amigo foi me oferecendo coisas piores.. o Tchan, Companhia do Pagode, Cheio de Amor... e muito mais.
Após o uso contínuo, eu já não queria saber de coisas leves; eu queria algo mais pesado, mais desafiador, que me fizesse mexer os quadris como eu nunca havia mexido antes. Então, meu amigo me deu o que eu queria: um CD do Harmonia do Samba. Minha bunda passou a ser o centro de minha vida, razão do meu existir. Pensava só nessa parte do corpo, respirava por ela, vivia por ela!
Mas, depois de muito tempo de consumo, a droga perde efeito, e você comeca a querer cada vez mais, mais, mais... Comecei a frequentar o submundo e correr atrás das paradas. Fui ao show e ao encontro dos grupos Karametade e Só Pra Contrariar, e até comprei a Caras que tinha o Rodriguinho na capa.
Quando dei por mim, já estava com o cabelo pintado de loiro, minha mão tinha crescido muito em função do pandeiro. Meus polegares já não mexiam por eu passar o tempo todo fazendo sinais de positivo. Não de outra; entrei para um grupo de pagode. Enquanto vários outros viciados cantavam uma música que não dizia nada, eu e mais outros 12 infelizes dançavamos alguns passinhos ensaiados, sorríamos e fazíamos sinais combinados.
Lembro-me de um dia quando entrei nas Lojas Americanas e pedi a coletânea "Melhores do Molejo". Foi terrível! E já não pensava mais!!! Meu senso crítico havia sido dissolvido pelas rimas miseráveis e letras pouco arrojadas. Meu cérebro estava travado, não pensava em mais nada.
Mas, a fase negra ainda estava por vir. Cheguei ao fundo do poço, ao limiar da condição humana, quando comecei a escutar popozudas, bondes, tigres, MC Serginho, Lacraias, motinhas e tapinhas.
Comecei a ter delírio e a dizer coisas sem sentido e, quando saia à noite para as festas, pedia tapas na cara e fazia gestos obscenos. Fui cercado por outros drogados, usuários das drogas mais estranhas que queriam me mostrar o caminho das pedras... Minha fraqueza era tanta que estive próximo de sucumbir aos radicais e ser dominado pela droga mais poderosa do mercado: Ki-Kokolexo.
Hoje, estou internado em uma clínica. Meus verdadeiros amigos fizeram a única coisa que poderiam ter feito por mim. Meu tratamento esta sendo muito duro; doses cavalares de MPB, Rock Progressivo e Blues. Mas, o médico falou que eu talvez tenha de recorrer ao Jazz e, até mesmo a Mozart, Beethoven e Bach.
Queria aproveitar a oportunidade e aconselhar as pessoas a não se entregarem a esse tipo de droga. Os traficantes só pensam no dinheiro. Eles não se preocupam com a sua saúde, por isso tampam a visão para as coisas boas e te oferecem drogas. Se você não reagir, vai acabar drogado alienado, inculto, manobrável, consumível, descartável, distante. Vai perder as referências e definhar mentalmente.

Em vez de encher a cabeça com porcarias, pratique esportes e, na dúvida, se não puder distinguir o que é droga ou não, faça o seguinte: não ligue a TV no domingo à tarde; não entre em carros com adesivos "Fui..."; se te oferecerem um CD, procure saber se o indivíduo foi ao programa da Hebe e ou ao Domingo Legal do Gugu; mulheres gritando histericamente são outro indício. Não compre um CD que tenha mais de 6 pessoas na capa; não vá a shows em que os sujeitos façam passos ensaiados; não compre nenhum CD que tenha vendido mais de um milhão de cópias no Brasil, e... não escute nada em que o autor não consiga uma concordância verbal mínima!
DIGA NÃO ÀS DROGAS! A vida é bela! Eu sei que você consegue!"

O fax do Nirso*

O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores:
'Seo Gomis o criente de Belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa.
Faz favor toma as providenssa.

Abrasso, Nirso.'

Aproximadamente uma hora depois, recebeu outro:
'Seo Gomis, os relatorio di venda vai xega atrazado proque to fexando
umas venda . Temo que manda treis miu pessa. Amanha tá xegando.

Abrasso, Nirso.'

No dia seguinte:
'Seo Gomis, num xeguei pucausa de que vendi maiz deis miu em Beraba. To
indo pra Brazilha.

Abrasso, Nirso.'

No outro:
'Seo Gomis, Brazilha fexo 20 miu. Vo pra Frolinoplis e de lá pra Sum Paulo
no vinhão das cete hora.

Abrasso, Nirso'.

E assim foi o mês inteiro. O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor. O presidente escutou atentamente o gerente e disse: ' Deixa comigo, que eu tomarei as providências necessárias'. E tomou. Redigiu de próprio punho um aviso e o afixou no mural da empresa, juntamente com as mensagens de fax do vendedor:

'A parti de oje nois tudo vamo fazê feito o Nirso. Si priocupá menos em iscrevê serto, mod vendê maiz'..

Acinado,
O Prizidenti


(*) O Pé tá na área. A colaboração é dele, sr Daniel Lacerda.

sábado, 21 de março de 2009

Qualquer um...

Qualquer um pode começar agora
e fazer um novo fim

Chico Xavier

quinta-feira, 19 de março de 2009

Por que você está no lugar em que está*



Nasceste no lar que precisavas,
Vestiste o corpo físico que merecias,
Moras onde melhor Deus te proporcionou,
De acordo com teu adiantamento.

Possuis os recursos financeiros coerentes
Com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.
Teus parentes, amigos são as almas que atraíste, com tua própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.

Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.

Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos e atitudes...
São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa.
A mudança está em tuas mãos.

Reprograma tua meta, busca o bem e viverás melhor.
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,

Qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.



Chico Xavier

(*) Colaboração do profe Eduardo

quarta-feira, 18 de março de 2009

Chapéu violeta

Nossa querida Leninha enviou-nos esta mensagem como um recado à auto-estima das meninas

Aos 3 anos: ela olha pra si mesma e vê uma rainha.
Aos 8 anos: ela olha pra si mesma e vê Cinderela.
Aos 15 anos: ela olha pra si mesma e vê uma freira horrorosa.(mãe, eu não posso ir pra escola desse jeito!)
Aos 20 anos: ela olha pra si mesma e vê “muito gorda/muito magra”, muito alta/muito baixa cabelo muito liso/muito encaracolado” mas decide que vai sair assim mesmo...
Aos 30 anos: ela olha pra si mesma e vê “muito gorda/muito magra”,muito alta/muito baixa muito liso/muito encaracolado”, mas decide que agora não tem tempo pra consertar essas coisas, então vai sair assim mesmo...
Aos 40 anos: ela olha pra si mesma e vê “muito gorda/muito magra”, muito alta/muito baixa cabelo muito liso/muito encaracolado " mas diz: pelo menos eu sou "limpa" e sai mesmo assim...
Aos 50 anos: ela olha pra si mesma e vê "eu sou" e vai pra onde ela bem entender...
Aos 60 anos: ela olha pra si mesma e se lembra de todas as pessoas que não podem mais se olhar no espelho. Sai de casa e conquista o mundo...
Aos 70 anos: ela olha pra si mesma e vê sabedoria, riso, habilidades, sai para o mundo e aproveita a vida...
Aos 80 anos: ela não se incomoda mais em olhar pra si mesma.
Põe simplesmente um chapéu violeta e vai se divertir com o mundo...


...Talvez a gente devesse pegar aquele chapéu violeta mais cedo......

Na hora do recreio






Colaboração da Pri, a princesa do Jair

terça-feira, 17 de março de 2009

Diário do aprendiz de pinguim (III) .................. Preparem o virado, ele está chegando...

Só para você matar saudade, amigo: o virado à paulista...

Minhas malas já estão até prontas; estou me preparando para deixar esse frio do PÓLO NORTE e voltar para o calor do meu Rincão. Que saudades do meu pessoal, da minha amiga incondicional e companheira de todas as horas, a Lilly - uma cachorrinha "vira-latas" (hoje chamados de "rasga-sacos") - mistura de Cocker Spaniel com mais uma dúzia de raças, que por uma dúzia de anos ilumina nossas vidas com a sua presença.
Que saudades também do sabor do virado à paulista, do arroz com feijão, do macarrão ao sugo com parmesão faixa-azul, da picanha ao ponto na chapa, com pelo menos um dedo de gordura, feitos com carinho pela Sra. Dezotte ou qualquer outro membro da família. Não que não houvesse chance de comer essas comidas lá fora, mas o sabor é totalmente diferente.


Jair Dezote

segunda-feira, 16 de março de 2009

De volta ao baile - 4





Vamos matar um pouco mais a saudade do nosso mais recente encontro? Pois aqui estão alguns de nossos ex mestres, no momento em que eram agraciados pela organização do encontro com diploma e "recuerdos". Precisa identificá-los? Vamos lá: Profes Nilza,Cezar, Moisés e André.

As mentiras mais contadas

De acordo com pesquisa encomendada pelo nosso primeiro-ministro Gilsão, estas são as mentiras mais aplicadas em nosso rincão...

1) AMBULANTE: Qualquer coisa, volta aqui que a gente troca
2) ANFITRIÃO: - Já vai? Ainda é cedo
3) BÊBADO:- Sei perfeitamente o que estou dizendo.
4) ANIVERSARIANTE: - Presente? Sua presença é mais importante.
5) ADVOGADO: - Esse processo é rápido.
6) CASAL SEM FILHOS: - Visite-nos sempre; adoramos suas crianças.
7) CORRETOR DE IMÓVEIS: - Em seis meses colocarão água, luz e telefone.
8) DELEGADO: - Tomaremos providências.
9) DENTISTA: - Não vai doer nada.
10) DESILUDIDA: - Não quero mais saber de homem.
11) DEVEDOR: - Amanhã, sem falta!
12) ENCANADOR: - É muita pressão que vem da rua.
13) FILHA DE 17 ANOS: - Dormi na casa de uma colega.
14) FILHO DE 18 ANOS: - Antes das 11 estarei de volta.
15) GERENTE DE BANCO: - Trabalhamos com as taxas mais baixas do mercado.
16) INIMIGO DO MORTO: - Era um bom sujeito.
17) JOGADOR DE FUTEBOL: - Vamos continuar trabalhando forte.
18) LADRÃO: - Isso aqui foi um homem que me deu.
19) MECÂNICO: - É o carburador.
20) MUAMBEIRO: - Tem garantia de fábrica.
21) NOIVO: - Casaremos o mais breve possível!
22) ORADOR: - Apenas duas palavras.
23) POBRE: - Se eu fosse milionário espalhava dinheiro pra todo mundo.
24) RECÉM-CASADO: - Até que a morte nos separe.
25) SAPATEIRO: - Depois alarga no pé.
26) SOGRA: - Em briga de marido e mulher eu não me meto.
27) VAGABUNDO: - Há 3 anos que procuro trabalho mas não encontro.
28) VICIADO: - Essa vai ser a última.
29) VICIADO PEGO NO FLAGRA: - Estava só segurando pra um amigo.
30) A AMANTE: - Você é o segundo homem que conheço.

domingo, 15 de março de 2009

Injustiças da língua portuguesa

A profe Niva, que nos enviou a colaboração, e a “Sociedade Feminina Brasileira” se queixam do tratamento machista existente na gramática portuguesa. Com certa razão a “SFB” elaborou uma lista de exemplos, citados abaixo:

Cão.............. melhor amigo do homem.
Cadela.................. puta.

Vagabundo ...........homem que não faz nada.
Vagabunda............. puta.

Touro.................... homem forte.
Vaca.................... puta.

Pistoleiro................. homem que mata pessoas.
Pistoleira.................. puta.

Aventureiro........... homem que se arrisca, viajante, desbravador.
Aventureira............. puta.

Garoto de rua.......... menino pobre, que vive na rua, um coitado.
Garota de rua........... puta.

Homem da vida........ pessoa letrada pela sabedoria adquirida ao longo da vida.
Mulher da vida........ puta.

O Galinha............... o 'bonzão', que traça todas.
A Galinha ................ puta.

Tiozinho................ irmão mais novo do pai.
Tiazinha................... puta.

Feiticeiro........... conhecedor de alquimias.
Feiticeira.............. puta.

Roberto Jefferson, Zé Dirceu, Maluf, ACM, Jader Barbalho, Eurico Miranda, Renan Calheiros, Lula, Delúbio.........políticos.
A mãe deles............... putas.

E pra finalizar...

Puto..................... nervoso, irritado, bravo.
Puta.................... puta.

Depois de ler esta lista:

Homem................. vai sorrir.
Mulher............... vai ficar puta

sábado, 14 de março de 2009

Diário de um aprendiz de pinguim - II - ........ Torneio de futebol do CESA

Essa semana, enquanto dormia no avião a caminho de Toronto, tive um sonho. Nesse sonho, me vi novamente disputando a final do Torneio de Futebol realizado no CESA, acredito que em 1969 ou 1970. Conseguia ver o Bassi, o Moretti, o Tomé, o Valdir e o Gilson, mas não me lembro como terminou essa partida (no meu sonho) e, devido a alguns fatos, só me lembro de algumas partes dessa partida (a original). Mas vamos aos fragmentos de memória que me surgiram:
Não sei de que forma, mas tenho certeza que foi vencendo as demais classes que a nossa equipe, do 1º Colegial, chegou a final do Torneio. Acredito também que seja porque o time era muito bom, pois se dependessem muito do goleiro não teríamos feito progresso.
O goleiro do nosso time era esse pobre mortal que vos fala. Logo eu, um perna-de-pau de primeira linha, cheio de boa vontade, mas sem nenhuma habilidade com a bola nos pés. Talvez tenha sido por esse fato que fui jogar no gol, ou melhor dizendo, que sobrou o gol para eu jogar.
Disputaríamos essa final com uma 4ª Serie, a classe do meu primo Dorival Comparini e da qual fazia parte o Ortega, rotulado pelo Dorival e outros como um craque da bola (e ele realmente o era). Tinha o porte e a agilidade de um atleta profissional, mas só me lembro dele naquele time, os demais integrantes, por melhores que fossem, não consigo me lembrar.
O nosso time: eu (Jair Mazurkiewics) no gol; Bassi, Tomé, Gilson, acho que o Tobé, o Moretti e o Beltran (o Paraná dos tempos do Padre Angélico e o Movimento Juvenil do Senhor do Bonfim), acho que também o Valdir, o Humberto e não me lembro se o Bosquinho também estava conosco.
Explico por que é tão difícil lembrar quem estava jogando no nosso time: é que na minha posição (goleiro) eu só via o nosso pessoal de costas. Pois para minha sorte nosso time era bem melhor que o deles e a bola pouco chegava na nossa área, e quando chegava nossa zaga conseguia neutralizar o Ortega, e dessa forma, ou chutavam pra fora ou nas mãos do Jair. Apenas uma bola espirrada na nossa área sobrou e antes que alguém do outro time chegasse para chutá-la. Eu me atirei no a agarrei. Ralei a mão esquerda na terra vermelha daquele campo (porque grama, que era bom, não tinha uma folha sequer).Essa ousadia me rendeu uma cicatriz no dorso da mão esquerda que até hoje é visível e que eu carrego como uma ferida de guerra, da "única vez na vida que consegui jogar uma final de uma partida de futebol".
Mas, voltando ao jogo, para a nossa sorte terminamos empatados e fomos para a disputa em penalidades. Nosso batedor oficial, o Bassi; o batedor oficial deles, o Ortega.
O Bassi cobrava a penalidade e gol, um chute colocado, bola a meia altura e era goleiro de um lado e bola do outro. Ai vinha o Ortega, um canhão de chute, tanto que se eu me atrevesse a tentar agarrar aquela bola iríamos eu e ela pra dentro do gol. Eu não me atrevia nem a me mexer. Quem sabe ela me acertaria nas pernas, ou em qualquer parte do corpo e não entrasse no gol. Eu poderia ficar com algum hematoma, mas seríamos campeões por sorte. Mas, que nada, era um gol nosso e um deles, um nosso e um deles, até que cansado dessa rotina o Bassi chutou propositalmente (eu acredito) a bola pra fora.
Dessa forma, fomos vice-campeões do torneio, não sei nem se havia troféu para o vice, ou se era somente para os campeões, ou se não havia troféu para ninguém, porque sempre prevaleceu a máxima de que vice não é campeão, mesmo tendo vencido a todos e só perdido para o time que não perdeu para ninguém.
Para mim, aquele vice-campeonato teve gosto de campeão: o Jair, um perna-de-pau, um cara que só chutava de perna direita e tinha as duas pernas esquerdas, que quando jogava na linha não sabia o que fazer com a bola, chegar a ser vice-campeã de um torneio sempre foi motivo de muito orgulho. Mas logo tudo isso caiu no esquecimento, talvez substituído por algo mais relevante.
A lição que ficou dessa simples partida de futebol é que tudo é possível se houver união. Uma máquina pode trabalhar precariamente com uma peça defeituosa, ou o nosso próprio corpo pode até trabalhar com um órgão deficiente (doente), mas se não for substituída a peça defeituosa ou tratarmos o órgão deficiente, o conjunto pode entrar em colapso e danificar outras partes.
Uma partida de futebol, estejamos jogando ou assistindo, é um momento de lazer, e não é uma razão de viver. Uma derrota, seja ela qual for, não é o final da vida. É o inicio da aprendizagem e, finalmente, você pode ser protegido por alguém durante algum tempo, mas uma hora ou outra você vai ter que se apresentar e mostrar sua real capacidade, o seu real valor.
Mas vamos parar por aqui, esse final tá parecendo mais final livro de auto-ajuda do que o final de uma estória pitoresca.
Peço perdão aos atletas que não mencionei, mas não foi por maldade, foi por falta de memória mesmo, e aos que não estavam naquela partida e eu inclui foi pela mesma razão. Os amigos que têm a memória melhor que a minha por favor se manifestem e contem essa passagem pelo seu ângulo de visão e capacidade de memória.

Jair Dezotte

sexta-feira, 13 de março de 2009

A excomunhão da vítima

A indignação contra a atitude do bispo Dom José chegou ao cordel nas rimas de Miguezim de Princesa, poeta arretado. A colaboração é do grande Ademir Bolinha

I
Peço à musa do improviso
Que me dê inspiração,
Ciência e sabedoria,
Inteligência e razão,
Peço que Deus que me proteja
Para falar de uma igreja
Que comete aberração.
II

Pelas fogueiras que arderam
No tempo da Inquisição,
Pelas mulheres queimadas
Sem apelo ou compaixão,
Pensava que o Vaticano
Tinha mudado de plano,
Abolido a excomunhão.
III

Mas o bispo Dom José,
Um homem conservador,
Tratou com impiedade
A vítima de um estuprador,
Massacrada e abusada,
Sofrida e violentada,
Sem futuro e sem amor.
IV

Depois que houve o estupro,
A menina engravidou.
Ela só tem nove anos,
A Justiça autorizou
Que a criança abortasse
Antes que a vida brotasse
Um fruto do desamor.
V

O aborto, já previsto
Na nossa legislação,
Teve o apoio declarado
Do ministro Temporão,
Que é médico bom e zeloso,
E mostrou ser corajoso
Ao enfrentar a questão.
VI

Além de excomungar
O ministro Temporão,
Dom José excomungou
Da menina, sem razão,
A mãe, a vó e a tia
E se brincar puniria
Até a quarta geração.
VII

É esquisito que a igreja,
Que tanto prega o perdão,
Resolva excomungar médicos
Que cumpriram sua missão
E num beco sem saída
Livraram uma pobre vida
Do fel da desilusão.
VIII

Mas o mundo está virado
E cheio de desatinos:
Missa virou presepada,
Tem dança até do pepino,
Padre que usa bermuda,
Deixando mulher buchuda
E bolindo com os meninos.
IX

Milhões morrendo de Aids:
É grande a devastação,
Mas a igreja acha bom
Furunfar sem proteção
E o padre prega na missa
Que camisinha na lingüiça
É uma coisa do Cão.
X

E esta quem me contou
Foi Lima do Camarão:
Dom José excomungou
A equipe de plantão,
A família da menina
E o ministro Temporão,
Mas para o estuprador,
Que por certo perdoou,
O arcebispo reservou
A vaga de sacristão.

(*) Miguezim de Princesa é um poeta popular paraibano radicado em Brasília.

terça-feira, 10 de março de 2009

Vida magrela ou Bosquinho e sua bike

Atendendo a pedidos, nosso amigo João Bosquinho resolveu abrir seu baú de lembranças e brindou-nos com o relato de uma de suas aventuras daqueles tempos em que "se amarrava cachorro com linguiça". Uma delícia...

Sempre tive grande ânimo e admiração pela vida em duas rodas. No auge do entusiasmo, cheguei mesmo a pensar que, ao invés de pernas, deveríamos ter nascido com duas rodas ou, mesmo uma só... Joelho é coisa complicada de consertar; roda tem design simples, com a vantagem de que ninguém pisaria mais no pé de ninguém e, nem tropeçaria pela vida afora... Estando Darwin certo, a roda será a evolução; é viver e ver...
Voltando a conversa pedestre, acho a bicicleta um sinônimo da vida: tudo começa com um primeiro impulso, levantar a cabeça, olhar pra frente, manter o equilíbrio e, pedalar sempre...
Viver é assim, também... Se você tem dificuldade em compreender a vida, é porque a fez complicada. Apague tudo. Suba numa bicicleta e, receberá simples e valiosa lição... Não se acanhe se precisar iniciar com aquelas rodinhas laterais... De novo, a vida imita a bicicleta: quando você começou a andar, precisou dos dois pés e uma mão de sua genitora para trilhar seus primeiros caminhos. Coragem!
Nei, esse episódio a que se refere esse amigo*, que tem uma cópia do meu baú de lembranças (boas e ruins), foi, digamos assim, melancólico. Nunca permiti que esse patético acontecimento esfriasse meu entusiasmo quanto à vida em duas rodas. Nunca!
Não irei minimizar a gravidade do acontecido, ainda que isto custe a desistência de alguns (falsos) ciclistas! Somente direi que vivi momentos infinitamente mais felizes sobre uma bicicleta do que aqueles complicados minutos ali na descida da Oratório, logo após o Bonfim. O declive ali era maior. Está mais suave, imagino que devido a freadas de outros infelizes ciclistas e, hoje, a topografia ali é bem mais amiga...
Naquele dia distante, eu estava descendo a ladeira pilotando uma bicicleta antiga, cujo freio funciona no que se chama contra-pedal. Para os não familiarizados com a matéria, em certas bicicletas, o freio é acionado pedalando-se em sentido contrário.
Tem o mal de que, caso a corrente escape, você está sem freio, salvo a velha havaiana e, sua própria testa. Para descidas acentuadas, estes dois últimos recursos serão de pouca valia. Sim, a corrente de minha bicicleta escapou e, eu não estava usando havaiana e, tampouco queria usar minha testa batendo-a contra o Camilão que descia a ladeira, à minha frente.
Procurei raciocinar rápido enquanto ainda tinha a cabeça intacta: Caso o busão não parasse no final da descida, bastaria eu continuar a segui-lo e esperar por boa sorte ao fazer a curva à direita. Se parasse, eu tinha quatro opções: ultrapassá-lo e correr o risco de dar de cara com veículo no sentido contrário (altamente provável); entrar na traseira do ônibus; jogar para cima da calçada, batendo antes no meio-fio: ou, sair voando... Claro, ele parou!
Como não aprendi a voar até hoje, decidi por jogar contra o meio-fio e ver o que Deus estava querendo. Bati violentamente contra o meio-fio (era fio inteiro antes da porrada) e, fui atirado contra um velho muro de tijolos, sem reboque, que lá havia.
Anos mais tarde, a metade que restava do muro foi demolida. A primeira metade, eu demoli anos antes, com o impacto. Não sei quanto tempo demorei para levantar do chão mas, não foi muito.
A visão voltando lentamente, comecei a perceber pessoas olhando-me com a curiosidade natural destas ocasiões. A costumeira turma do vinagre. Era gente feia e, pensei que poderia ter ido para o inferno, condenado por imprudência e por danos ao patrimônio público.
Quando vi a pobre magrelinha arrebentada junto ao muro, não tive dúvidas de que deveria levantar e pedalar mais um pouco essa vida...
Sim, a vida, porque aquela bicicleta de uma roda redonda e outra oval, guidão cuja mão direita juntava-se à esquerda (havia batido, primeiro, contra o poste da parada de ônibus), teria de passar por uma reforma maior do que a que eu estava a precisar, antes de voltar a rodar. Meu estrago era de menor monta: enorme esfolado junto às costelas e cotovelo, uma pancada na cabeça e nada mais... Ficou baratinho.
Envergonhado, recolhi a bicicleta, ou o que dela restou e, saí para o lado que estava virado, procurando lembrar qual era o meu endereço aquele dia...
(*) - Esse amigo é o nosso primeiro-ministro Gilsão Fernandes, que instigou-me a atiçar Bosquinho a relatar essa história

A escola

Do útero ao túmulo, vivemos numa escola; por isso, o que chamas de problemas são apenas lições.
Facundo Cabral

domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher











Como muito já foi dito - aqui, ali e acolá - sobre a data, quero apenas desejar um
Bom-Dia Internacional da Mulher a todas vocês...

Como a primavera

Aprendi com as primaveras a me
deixar cortar para poder
voltar inteira
Cecília Meirelles

sábado, 7 de março de 2009

Receita de mulher

As mais modernas que me perdoem, mas Vinícius ainda é essencial para falar de beleza e de mulher. Poucos homens souberam traduzir em palavras esse ser divino e maravilhoso. Então, para vocês... Vinícius...


As muito feias que me perdoem
Mas beleza é fundamental. É preciso
Que haja qualquer coisa de dança, qualquer coisa de haute couture
Em tudo isso (ou então
Que a mulher se socialize elegantemente em azul, como na República [Popular Chinesa).
Não há meio-termo possível.
É preciso
Que tudo isso seja belo. É preciso que súbito
Tenha-se a impressão de ver uma garça apenas pousada e que um rosto
Adquira de vez em quando essa cor só encontrável no terceiro minuto da aurora.
É preciso que tudo isso seja sem ser, mas que se reflita e desabroche
No olhar dos homens.
É preciso, é absolutamente preciso
Que tudo seja belo e inesperado.
É preciso que umas pálpebras cerradas
Lembrem um verso de Eluard e que se acaricie nuns braços
Alguma coisa além da carne: que se os toque
Como ao âmbar de uma tarde.
Ah, deixai-e dizer-vos
Que é preciso que a mulher que ali está como a corola ante o pássaro
Seja bela ou tenha pelo menos um rosto que lembre um templo e
Seja leve como um resto de nuvem: mas que seja uma nuvem
Com olhos e nádegas.
Nádegas é importantíssimo. Olhos, então
Nem se fala, que olhem com certa maldade inocente.
Uma boca
Fresca (nunca úmida!) e também de extrema pertinência.
É preciso que as extremidades sejam magras; que uns ossos
Despontem, sobretudo a rótula no cruzar das pernas, e as pontas pélvicas
No enlaçar de uma cintura semovente.
Gravíssimo é, porém, o problema das saboneteiras: uma mulher sem [saboneteiras
É como um rio sem pontes.
Indispensável
Que haja uma hipótese de barriguinha, e em seguida
A mulher se alteie em cálice, e que seus seios
Sejam uma expressão greco-romana, mais que gótica ou barroca
E possam iluminar o escuro com uma capacidade mínima de 5 velas.
Sobremodo pertinaz é estarem a caveira e a coluna vertebral
Levemente à mostra; e que exista um grande latifúndio dorsal!
Os membros que terminem como hastes, mas bem haja um certo volume de [coxas
E que elas sejam lisas, lisas como a pétala e cobertas de suavíssima [penugem
No entanto, sensível à carícia em sentido contrário.
É aconselhável na axila uma doce relva com aroma próprio
Apenas sensível (um mínimo de produtos farmacêuticos!)
Preferíveis sem dúvida os pescoços longos
De forma que a cabeça dê por vezes a impressão
De nada ter a ver com o corpo, e a mulher não lembre
Flores sem mistério.
Pés e mãos devem conter elementos góticos
Discretos. A pele deve ser fresca nas mãos, nos braços, no dorso e na face
Mas que as concavidades e reentrâncias tenham uma temperatura nunca [inferior
A 37° centígrados podendo eventualmente provocar queimaduras
Do 1° grau. Os olhos, que sejam de preferência grandes
E de rotação pelo menos tão lenta quanto a da Terra; e
Que se coloquem sempre para lá de um invisível muro da paixão
Que é preciso ultrapassar.
Que a mulher seja em princípio alta
Ou, caso baixa, que tenha a atitude mental dos altos píncaros.
Ah, que a mulher dê sempre a impressão de que, se se fechar os olhos
Ao abri-los ela não mais estará presente
Com seu sorriso e suas tramas.
Que ela surja, não venha; parta, não vá
E que possua uma certa capacidade de emudecer subitamente e nos fazer [beber
O fel da dúvida. Oh, sobretudo
Que ele não perca nunca, não importa em que mundo
Não importa em que circunstâncias, a sua infinita volubilidade
De pássaro; e que acariciada no fundo de si mesma
Transforme-se em fera sem perder sua graça de ave; e que exale sempre
O impossível perfume; e destile sempre
O embriagante mel; e cante sempre o inaudível canto
Da sua combustão; e não deixe de ser nunca a eterna dançarina
Do efêmero; e em sua incalculável imperfeição
Constitua a coisa mais bela e mais perfeita de toda a criação inumerável.

Vinícius de Moraes

Diário de viagem de um aprendiz de pinguim

Nosso querido amigo Jair manda notícias fresquinhas (ou seriam geladinhas?) de sua aventura no inverno norte-americano...
"Pra mim aqui tá de bater o queixo; não tenho a menor paixão por qualquer temperatura abaixo de 20 graus, tanto é que normalmente no nosso inverno (junho e julho em São Paulo) eu faço o inverso das aves do hemisfério norte (que migram pro Sul); eu bato asas para o Norte, vou pra Manaus (dar prejuízo para o cunhado que mora lá) e no final de junho vou para Parintins ver o "Meu boi Garantido, o maior dos Bumbás" derrotar o boi Contrário; largo o frio da nossa região pra curtir o calor, a umidade, os pernilongos (carapanãs), as baratas gigantes (cada baratão que dá medo), o risco de contrair malária, a discrepância social existente no Amazonas com uma minoria que tem tudo e uma maioria paupérrima, ignorante, promíscua e vendida. Mas deixemos pra lá isso, caso contrário vamos voltar às "faíscas........".
Essa é a maneira que encontro pra renovar as energias, ou até recarregar as baterias para aguardar o momento do nosso Encontro, que pra mim já é indispensável (mesmo tendo comparecido a um só), rever essa tchurma que sem nenhuma demagogia reacende a lamparina do tempo e nos faz viajar em pensamento para uma época dificil mas muito efervecente nas nossas paixões, nos nossos amores (todos eternos), nas amizades sinceras e quase sempre desinteressadas (principalmente com relação às MINAS), das passagens como a sua pescaria com o Paulo - Jair dirige-se ao Bosquinho -, ou a ida até a Bahia do Nei e acompanhantes e outras infindáveis que cada um carrega dentro de si, num lugar especial no fundo do coração (se é nele que ficam gravadas as memórias boas), porque se for no cérebro tenho certeza que há um nervo que faz uma ligação direta com o coração, pois todas as vezes que nos lembramos de uma passagem seja boa ou até ruim o coração acelera (também por conta da idade, do cigarro, do Whisky - não o paraguaio e outras coisas mais).
É por isso que não gosto do frio. Mesmo que o dia esteja ensolarado, com frio a impressão que fica é que dia está se torna cinzento, lúgubre (eta palavra chata!), e eu aqui nessa cidade (muito bonita por sinal, verdade seja dita), sentindo saudades das agruras do meu rincão.
Hoje, por exemplo, ja choveu e está perto dos 8 graus (celsius). Esse programa aqui eu não posso dizer que é um programa de índio, porque esse indiozinho que vos fala tá mais pra pinguim do que pra silvícola, e mais, me preocupo antecipadamente pensando no frio que me aguarda em Toronto, na próxima semana (se fosse em Miami eu estaria mais feliz).
Abraços a todos
Jair"

Carta de um homem a todas as mulheres

"Vejam que carta interessante de um “homem” não identificado... (que pena!!!) para uma "mulher". Às “meninas”, para que se sintam idolatradas e acariciadas, pois o texto não diz uma vírgula que não seja verdade... rsrs , e aos “meninos”, para que saibam dar às mulheres que têm ao lado (mãe, esposa, irmãs, tias, amigas, etc..) o verdadeiro valor e carinho que nós merecemos...rsrsrs. Um grande abraço a todos.
Leninha."
Ói tia Leninha aí, gente, chegando com tudo!!!


"Não importa o quanto pesa.
É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher.
Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção.
Não temos a menor idéia de qual seja seu manequim.
Nossa avaliação é visual.
Isso quer dizer, se tem forma de guitarra... Está bem.

Não nos importa quanto medem em centímetros - é uma questão de proporções, não de medidas.
As proporções ideais do corpo de uma mulher são: curvilíneas, cheinhas, femininas....

Essa classe de corpo que, sem dúvida, se nota numa fração de segundo.
As muito magrinhas que desfilam nas passarelas seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, são todos gays, e odeiam as mulheres, e com elas competem.
Suas modas são retas e sem formas, e agridem o corpo que eles odeiam, porque não podem tê-los.
Não há beleza mais irresistível na mulher do que a feminilidade e a doçura.
A elegância e o bom trato são equivalentes a mil viagras.
A maquiagem foi inventada para que as mulheres a usem.
Usem-na!
Para andar de cara lavada, basta a nossa.
Os cabelos, quanto mais tratados, melhor.
As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas.
Porque razão as cobrem com calças longas?
Para que as confundam conosco?
Uma onda é uma onda, as cadeiras são cadeiras, e pronto.
Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão, e eu reitero: nós gostamos assim. Ocultar essas formas é como ter o melhor sofá embalado no sótão.
É essa a lei da natureza... que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anoréxica, bulímica e nervosa logo procura uma amante cheinha, simpática, tranqüila e cheia de saúde.
Entendam de uma vez!
Trate de agradar a nós, e não a vocês, porque nunca terão uma referência objetiva, do quanto são lindas, dita por uma mulher.
Nenhuma mulher vai reconhecer jamais, diante de um homem, com sinceridade, que outra mulher é linda.
As jovens são lindas... mas as de 30 para cima, são verdadeiros pratos fortes.
Por Karina Mazzocco, Eva Longaria, Angelina Jolie ou Demi Moore, somos capazes de atravessar o Atlântico a nado.
O corpo muda... cresce.
Não podem pensar, sem ficarem psicóticas, que podem entrar no mesmo vestido que usavam aos 18. Entretanto, uma mulher de 45, na qual entre na roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento, ou está se auto-destruindo.
Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio, e sabem controlar sua natural tendência à culpas.

Ou seja, aquela que quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em setembro, não antes); quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade (não se sabota e não sofre); quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que goste, compra; quando tem que economizar, economiza.
Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza.
São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos 'em formol', nem em spa... viveram!
O corpo da mulher é a prova de que Deus existe.
É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos.
Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se!
A beleza é tudo isto.
Tudo junto!

Assinado: UM HOMEM"

quarta-feira, 4 de março de 2009

Pátria madrasta vil!

Este e-mail nos foi passado pelo profe Eduardo e transcreve a redação da estudante brasileira Clarice Zeitel*, vencedora do Concurso Mundial de Redação. Leia com atenção:

"Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência... Exagero de escassez... Contraditórios??? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL. Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade. O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.
Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil.
A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica. E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir.

Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!
É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem! A mudança que nada muda é só mais uma contradição.

Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.
Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso?
Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.
Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?
Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos...
Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?"


* - Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários. Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'. A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da Unesco.
Detalhe: Clarice é dançarina do programa Caldeirão do Huck, segundo informa do profe Eduardo. Parabéns, Clarice, pelo prêmio e pela redação.

Origem do Dia Internacional da Mulher

Nosso grande amigo Jair Dezotte - ou Dezottinho, se preferirem - encontra-se congelando nas Terras de Titio Obama, em cursos de aperfeiçoamento profissional. Depois, ainda irá para o Canadá. Manda beijos e abraços a todos e diz que estará de volta dia 22, para comemorar seu níver de 54 aninhos com a família e amigos. Desde já, nossos parabéns. Ele aproveitou para enviar-nos um histórico da criação e institucionalização do Dia Internacional da Mulher, que segue abaixo. O Blog da Tchurma também é cultura.

"O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Neste dia do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se deflagara um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque; reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher"."

É isso ai, Dezottinho, tá dado o recado - ou seria a aula?

Pára-choque de caminhão de Brasília

Quem trabalha muito, erra muito. Quem trabalha pouco, erra pouco. Quem não trabalha, não erra. E quem não erra é promovido, ganha gabinete e mansão.

Notícia urgente


ATENÇÃO: Direto da Terra de Titio Obama, nosso correspondente João Bosquinho, num grande furo de reportagem, envia-nos fotos exclusivas do avião que pousou no Rio Hudson, em Nova York. Leia seu relato:
"São fotos daquele avião da US Airways que caiu no rio Hudson... Tentaram navegar com o avião e não deu certo. Agora, estão tentando ver se pode ser utilizado como ônibus... Se aprovado, vai fazer o trajeto São Mateus/Quarta Parada... acha que dá certo?"
Sem dúvida, João Bosquinho. Afinal, não é praxe o que não serve mais para eles ser aproveitado aqui por nós?

Análise econômica da Bolsa

Do alto de seus quase dois metros de altura e com a autoridade de corintiano roxo (desde antes de o clube da Marginal s/nº adotar a cor dos defuntos em suas camisas), nosso primeiro-ministro Gilsão Fernandes divulgou ontem o resultado de um estudo que ele e sua equipe faz desde 2005 com relação aos investimentos de médio prazo na Bolsa de ações. Os números são impressionantes. Preste atenção:


Se você tivesse comprado, em janeiro/2005, R$ 1.000,00 em ações da Nortel Networks , um dos gigantes da área de telecomunicações, hoje teria R$59,00!
Se, na mesma data, tivesse comprado R$ 1.000,00 em ações da Lucent Technologys , outro gigante da área de telecomunicações, hoje teria R$79,00!
Agora, se você tivesse, em janeiro/2005, gasto R$ 1.000,00 em Skol , Kaiser ou Skin (olha o merchandsing) em cerveja, não em ações, tivesse bebido tudinho e hoje vendido as latinhas vazias, teria R$ 80,00!!!
CONCLUSÃO: No cenário econômico atual, você perde menos dinheiro se ficar sentado e bebendo cerveja o dia inteiro.
MAS É IMPORTANTE LEMBRAR QUE QUEM BEBE VIVE MENOS:
a) Menos triste;
b) Menos deprimido;
c) Menos tenso;
d) Menos puto da vida!
Pensem nisso... e se for dirigir, não beba. Se for beber, me chama! Se não me chamar, pelo menos me manda as latinhas! QUE EU VENDO TUDO!!!

terça-feira, 3 de março de 2009

BLOG DA TCHURMA
Onde os AMIGOS se encontram na internet
Acesse - CurtaComenteOpine AjaInteraja Aconteça
blogdatchurma.blogspot.com