quinta-feira, 11 de março de 2010

O Tempo

Você sabe o que é tempo? Já parou para pensar? Não pare... continue...

Tempo é uma entidade complicada. Talvez algum físico possa explicar, em palavras simples, o que ele é. Ele era absoluto, agora perdeu seu lugar para a tal de “velocidade da luz”. Não sabemos o que é, entretanto podemos medir o seu “andamento”. Então desde ontem a essa hora você já “andou”: 24 horas; ou 1440 minutos ou 86400 segundos. Não é interessante saber que você gastou 86400 segundos desde ontem a essa hora? O que você fez nesses segundos? Não diga que não teve tempo.

Tempo é o mais democrático de todos os elementos que existe. Todo mundo tem 24 horas por dia. Você não pode guardar, vender; dar; ou deixar de usar. Ele vai passar.

Medimos o tempo com relógios. Se você já teve um relógio de ponteiros deve lembrar uma coisa: é ali o único lugar onde um grandão é mais rápido do que um pequenininho. Acho que quem inventou o relógio era um baixinho; faz um grandão correr... correr... correr...para chegar sempre.... no mesmo lugar.

Podemos não saber o que é, mas conseguimos medir, desde há muito tempo. Primeiramente com bastões de tempo, até que Galileu notou que o candelabro da igreja ia e voltava sempre no mesmo tempo. Como ele fez isso se não havia relógio? Segundo a história, ele mediu o tempo através da sua pulsação (naquela época não existia coração acelerado). Daí para a invenção do relógio foi uma questão de tempo.

Gostaria que alguém me explicasse por que o dia tem 24 horas e o relógio só marca 12. Acho que o baixinho inventor do relógio quis complicar as coisas.

Acho que é por isso que, às vezes, o tempo passa mais rápido – quando você esta com a pessoa amada - e em outras mais lentas – quando alguma coisa chata esta acontecendo - não chega a hora nunca. Isso acontece muito freqüentemente durante as partidas de futebol.

Curiosamente, acontecem as duas coisas ao mesmo tempo: ele passa rápido demais para uns e lento demais para outros. É caso de se pensar!!

Há tempo de plantar. Tempo de colher. Há tempo pra tudo. Não há tempo pra nada. Enfim, o tempo está em nossas vidas e não vai nos deixar.

Os poetas dizem que o tempo resolve tudo: Dê tempo ao tempo! Como se o tempo precisasse de mais tempo, ou se você pudesse dar seu tempo... ora os poetas... Também é um santo remédio: O tempo cicatriza todas as feridas!

Hoje temos mais tempo, mais do que nossos avós; vivemos mais. Conseguimos! Retardamos o tempo. Ganhamos tempo; não pergunte pra quê.

Aumentamos o ritmo das atividades para ganhar algumas horas no dia, só pra fazer mais coisas, que tomam mais tempo, até ficar tudo igual ao que era.

Quem inventou o relógio parece que sabia que iríamos aumentar as atividades até ficar tudo igual, tal qual os ponteiros do relógio voltamos ao início.

Há tempo pra tudo. É tempo de acabar. Para não fica chato!!


Colaboração Eduardo Armellini

Nenhum comentário: