quinta-feira, 16 de julho de 2009

Helena apresenta o caminho dos vikings

Nada como um bucólico passeio a barco pela rota dos vikings
A mestra Helena Balaguer e esposo estiveram recentemente descobrindo alguns segredos e belezas de uma parte do planeta pouco conhecida por nós: os fiordes (ou fjords) escandinavos. A pedidos, ela nos conta como foi esse passeio e, de quebra, ainda arrisca uma aula de geografia.

Fiordes ou fjords são corredores estreitos e profundos num litoral alto, cavados pela erosão glaciária. Esses corredores estão hoje submersos, invadidos pelo mar. Os vales formam lindas paisagens que nos fazem perder a respiração. Quando passamos por eles não queremos nem falar; nos calamos ante tal magnitude da natureza. Nos sentimos tão pequenos, porém privilegiados em poder admirá-la.
No litoral da Noruega, Mar do Norte, estão os mais típicos fiordes (aqui, na América do Sul, eles se formaram ao sul do Chile). Os vales que formam esses fiordes podem ter de 40 a 70 km de extensão e avançam sobre o interior do continente, formando verdadeiros golfos.
A escavação glacial desses vales foi feita em forma de "U", a um nível bem mais alto que o atual. Sua profundidade varia de 400 a 1000 metros.
Fizemos essa viagem partindo de Copenhagen (na Dinamarca) num navio; todo dia aportávamos em um diferente fiorde. Aí, cada pessoa optava sobre o que desejava visitar. Trem, ônibus, bote inflável, a remo ou a pé em espetaculares caminhadas.
Em cada porto escolhemos formas diversas de locomoção para poder admirar os fiordes sob diferentes ângulos. As vilas, as casinhas de um vermelho escuro, as estalagens onde almoçávamos.. Comíamos arenques muito bem temperados, acompanhados de creme de batatas... etc. Ah... .
Sobremesa?... Me lembro de uma tigelona com muito myrtilo e outras frutas vermelhas que cobríamos com um creme de leite fresquinho e nos fartávamos.!!!
Na volta, queria lembrar que vi Copenhagem só durante três dias. Foi muito pouco para desvendar a riqueza da cidade. Sei que o Bolinha viajou pra lá várias vezes e conhece os segredos daneses muito bem! Quero pedir que ele nos relate essas maravilhosas experiências.

Helena

Nenhum comentário: