quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo!

"Aos amigos da Tchurma,
Quero, humilde, cumprimentá-los pela travessia de mais um ano. É certo: ainda faltam aí uma meia dúzia de dias e, como tem sido através dos tempos, tudo está por um ínfimo segundo. É preciso ser prudente e não correr perigo, acima de tudo os desnecessários, tais como sair da cama...
Se por motivos inadiáveis você tiver que sair da segurança de seu leito, algumas medidas de bom juízo: É recomendável olhar para os dois lados da rua antes de atravessá-la, nunca esquecendo de que os bêbados preferem a contra-mão... Também, não é aconselhável olhar para a mulher do próximo, quando este estiver muito próximo. Fique longe dos Lencóis Maranhenses. Prefira, se não houver outro jeito, os da Bruna Surfistinha. São, de longe, mais honrados.
Foi uma ano de perdas irreparáveis: acaba de desaparecer um benemérito da cultura nacional: Gilson Batata, pai do bando, digo, banda, de forró Calcinha Preta. É também de lamentar-se a perda de Clodovil, O Iluminado.
Todas estes vácuos foram compensados com sobra, brasileiro que é, Deus. Arrudas Colloridas florescem no Planalto, regadas por torrenciais indignidades do Partido (moralmente em cacos) dos Trabalhadores e seu representante-mor.
Acima do Rio Grande, Sam renegou todos os dogmas sagrados do Capitalismo e, para satisfacão de Karl, adotou o Socialismo Pragmático. Tudo em beneficio e perenidade de uma sociedade que não consegue e, acima de tudo não deseja, abandonar a tirania do consumismo. Foi acompanhado solenemente pela velha e hipócrita Europa, despejando trilhões de enfraquecidos dólares no butim a ser rapinamente dividido entre ricos banqueiros, estes corsários do Sistema.
Nada de novo: a China e seus bilhões de servos continuarão a produzir quinquilharias baratas para preservar a América do perigo inflacionário e alimentar seu insaciável consumismo. Dinheiro? Não é problema. A China empresta a quem quiser comprar suas bugigangas. Seus cofres estão estufados de dólares! De quebra, compra bilhões de títulos do Tesouro Americano, para cobrir o monstruoso déficit criado para satisfazer a ganância dos Corsários banqueiros... É neste caos que o Brasil, anestesiado, bêbado de ilusões, dopado por PACs e outras esmolas politiqueiras, acredita ser país de sabemos lá que mundo... sobrou algum país de primeiro mundo?
Um país cuja população é dominada por maciça ignorância, recusa-se a enxergar que não dispõe da matéria-prima básica para igualar-se, por cima, aos demais países: Educação! Ilude-se com o canto de sereia dos Corsários, que o aplaudem por ser terra de lucro fácil e, alimenta-se da falácia que são os positivos números econômico/financeiros, negando-se a enxergar que, tudo somado, pouco traduziu-se em qualidade de vida para seus cidadãos. É sim, terra de oportunidades para especuladores estrangeiros e nacionais. A imensa maioria da população mal sabe o que é Bolsa de Valores; menos ainda investimento na própria...
Atravessamos um Natal e, de novo, falou-se em tudo, menos em seu patrono, Cristo. Imagem de grande loquacidade: Um Papa derrubado ao chão, bem como o próprio Natal. Falou-se sim, do valor das vendas, do crédito, das multidões, nos novos templos, Os Templos do Consumo, os Shopping Centers...
Enfim, nada de novo sob ou sobre o Sol, além do sideralmente imenso vácuo moral e espiritual, seja ele promovido por Cristos, Alás, Budas ou Orixás! Amem!"

João Bosco

Um comentário:

helena disse...

Parabéns, pela clareza da suas análises econômicas.Aqui ficamos numa euforia boba e dizemos que nossa economia vai muito bem.Porem não é isso que nossas cidades mostram. Quando passo pelo Parque D. Pedro II, S.P., vejo mais e mais moradores de rua. Sob os viadutos os grupos de sem tetos.Cidades do nordeste, então , nos faz chorar.De onde é que os ufanistas tiram tanta inspiração ?