terça-feira, 16 de junho de 2009

Currículo de um baiano sincero

Arrumar um bom emprego é o sonho de quase todo mundo. Nunca foi, porém, uma tarefa fácil. Nesses tempos de crise econômica mundial, recessão e desemprego em alta, torna-se cada vez mais necessário destacar-se da multidão para que o mercado lhe dê uma chance. Cursos de especialização, língua estrangeira, conhecimentos de informática e muita experiência melhoram suas chances mas não garantem a tão sonhada vaga.
Toda procura de emprego começa com a elaboração e encaminhamento de um currículo. E tem gente que já começa a caprichar nesse aspecto. Há uns que exageram na dose; outros omitem o que não interessa ou chegam a mentir sobre suas habilidades. Esse cara, conterrâneo meu, inovou exagerando na sinceridade. Agora responda, você daria uma chance ao dono desse currículo? Ele foi realmente enviado para algumas empresas. Vejam como ele é muito bom
:


MEU NOME?

Lucas Lopes Batista – 23 anos. Não vou colocar meu CPF porque agora virou moda pedir CPF; meu nome está no SPC, mas não é porque sou caloteiro. É porque estou com um débito alto da faculdade e estou sem grana para pagar. Agora se vocês me derem a oportunidade de trabalho com certeza pagarei mais rápido.

ENDEREÇO?

Eu moro no bairro de Nazaré – Salvador/ Ba. Não preciso mencionar a rua, pois acredito que no momento vocês não virão me visitar e nem me enviarão correspondências.

CONTATO

O telefone eu posso dar caso vocês queiram me ligar pra marcar uma entrevista. 3242-5486/ 8178-9515 Email: lukaolopes@gmail.com

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Estava cursando Produção Editorial na Hélio Rocha. Tranquei por problemas técnicos (no bolso), pretendo resolver o mais rápido possível para voltar logo!

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

A minha é grande! (para quem tem 23 anos). Estagiei na Petrobrás Distribuidora S/A. em 2001. Assim que sai de lá fui trabalhar numa locadora de filmes na Graça (bairro da capital baiana). Fiquei dois meses porque A Fórmula - uma empresa maior (e melhor) - me chamou. Comecei lá em 2002 sai em 2005. Foi a empresa que durei mais. Era muito boa. Lá eu aprendi melhor relacionamento humano; como lidar com colegas de trabalho... infelizmente o meu horário de trabalho estava atrapalhando na faculdade. (Uma pena, mas a fila anda). Coincidiu que no mesmo mês a Atento (Vivo) me chamou e eram 6 horas, não atrapalhava na faculdade. Achei que lá era o Paraíso Tropical, mas de paraíso não tinha nada. Era um trabalho chato e estressante. (Eu sou agitado, apesar de não parecer) - detesto ficar sentado muito tempo. Depois de um ano, quebrei as correntes da escravidão e fui pra uma locadora falida lá em Vilas do Atlântico (Vídeo Vilas). Lá eram 5 horas e pagava legal. Mas como felicidade de pobre dura pouco, eu tinha um chefe-infernal (Estilo Meryl Streep em “O Diabo Veste Prada”). Aguentei seis meses e pedi pra sair. Depois de três meses na dança-do-desempregado fui dar aulas de informática no colégio Mundial (Vila Laura). Lá era tudo ótimo, chefe, colegas, alunos, só que, como nada é perfeito, o salário não era lá uma Brastemp. Quando estava me acostumado com o lugar a empresa Politec, que presta serviços pra Caixa, me chamou pra seleção e blá, blá, blá. O salário era melhor e como a grana fala mais alto (ou melhor gritaaaaa!) pedi pra sair do colégio com o broken heart; mas, fazer o quê? É a vida, é bonita e é bonita...Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Agora estou aqui sendo sincero com vocês sabendo que meu New Currículo vai parar na próxima lixeira, eu sei que esta empresa só emprega lixo e eu sou o bom, eu sou o cara, basta ver meu currículo, em todos os casos, caso mude de idéia é só ligar..

INDIOMA

Antes eu mentia coloca no currículo que tinha Inglês fluente e Espanhol básico. Tudo balela! Em Inglês, só sei What´s your name, How are you e etc. Aliás, não sei pra que pedem inglês no currículo. Sei da importância de possuir um Idioma e pretendo aprender o inglês e outra língua que puder, mas realmente inglês para exercer funções simples é desnecessário. Aqui na Bahia tem mesmo é que saber o oxenti, que o nosso bê a bá.

CURSOS

Tenho os cursos básicos de capoeira, empacotador, telemarketing, informática (sem o tal de Windows e Excel), atendimento a clientes e vendas, relacionamento humano, comédia corporativa e estou me escrevendo para um curso de acarajé (ninguém sabe do futuro, né?).

TALENTOS

Não é querendo me gabar, mas é o que eu possuo de melhor. Infelizmente, nos cargos que ocupei não tive a oportunidade de mostrar meus talentos. Só na A Fórmula tive a oportunidade de organizar alguns eventos e mostrar um pouco minhas facetas. Um dia ainda vou estar na Globo.

OBS: A iniciativa de criar este currículo foi para inovar, porque assim vocês ficam me conhecendo melhor e evitam o transtorno de me chamar para uma entrevista e fazer eu gastar R$ 4,00 de transporte e me reprovarem numa dinâmica de gente, poupa meu bolso e poupa o tempo de vocês. E tem mais! Este currículo é só para pessoas dinâmicas e com a cabeça aberta , papo-cabeça, cabeça-feita "meu rei". Se você for antiquado (a), museu, tiver alma de “velho”, com certeza jogará este currículo na lixeira. Mas estará perdendo a grande oportunidade de me conhecer e de repente a grande chance de ter o melhor funcionário da Bahia! Desde já agradeço a atenção.

LUCAS, “o bom”

Colaboração Luzia Raspa

Nenhum comentário: