sábado, 7 de março de 2009

Diário de viagem de um aprendiz de pinguim

Nosso querido amigo Jair manda notícias fresquinhas (ou seriam geladinhas?) de sua aventura no inverno norte-americano...
"Pra mim aqui tá de bater o queixo; não tenho a menor paixão por qualquer temperatura abaixo de 20 graus, tanto é que normalmente no nosso inverno (junho e julho em São Paulo) eu faço o inverso das aves do hemisfério norte (que migram pro Sul); eu bato asas para o Norte, vou pra Manaus (dar prejuízo para o cunhado que mora lá) e no final de junho vou para Parintins ver o "Meu boi Garantido, o maior dos Bumbás" derrotar o boi Contrário; largo o frio da nossa região pra curtir o calor, a umidade, os pernilongos (carapanãs), as baratas gigantes (cada baratão que dá medo), o risco de contrair malária, a discrepância social existente no Amazonas com uma minoria que tem tudo e uma maioria paupérrima, ignorante, promíscua e vendida. Mas deixemos pra lá isso, caso contrário vamos voltar às "faíscas........".
Essa é a maneira que encontro pra renovar as energias, ou até recarregar as baterias para aguardar o momento do nosso Encontro, que pra mim já é indispensável (mesmo tendo comparecido a um só), rever essa tchurma que sem nenhuma demagogia reacende a lamparina do tempo e nos faz viajar em pensamento para uma época dificil mas muito efervecente nas nossas paixões, nos nossos amores (todos eternos), nas amizades sinceras e quase sempre desinteressadas (principalmente com relação às MINAS), das passagens como a sua pescaria com o Paulo - Jair dirige-se ao Bosquinho -, ou a ida até a Bahia do Nei e acompanhantes e outras infindáveis que cada um carrega dentro de si, num lugar especial no fundo do coração (se é nele que ficam gravadas as memórias boas), porque se for no cérebro tenho certeza que há um nervo que faz uma ligação direta com o coração, pois todas as vezes que nos lembramos de uma passagem seja boa ou até ruim o coração acelera (também por conta da idade, do cigarro, do Whisky - não o paraguaio e outras coisas mais).
É por isso que não gosto do frio. Mesmo que o dia esteja ensolarado, com frio a impressão que fica é que dia está se torna cinzento, lúgubre (eta palavra chata!), e eu aqui nessa cidade (muito bonita por sinal, verdade seja dita), sentindo saudades das agruras do meu rincão.
Hoje, por exemplo, ja choveu e está perto dos 8 graus (celsius). Esse programa aqui eu não posso dizer que é um programa de índio, porque esse indiozinho que vos fala tá mais pra pinguim do que pra silvícola, e mais, me preocupo antecipadamente pensando no frio que me aguarda em Toronto, na próxima semana (se fosse em Miami eu estaria mais feliz).
Abraços a todos
Jair"

3 comentários:

Bosco disse...

Jair, eu entendo suas queixas... acontece que aih onde vc esta(va) chove muito; eh humido. Qualquer frio abaixo de 10 em lugar humido, eh desconfortavel. Aquih em Utah, frios ate, digamos, 5 abaixo de zero, eh perfeitamente suportavel e, uma jaqueta reforcada eh o suficiente. Claro, sem esquecer o scotch... Se esquecer, aih tem de usar sobretudo, calca de nylon e galocha. Se tomar bastante, pode sair de camiseta, mesmo. Mas, aih, vao chamar a policia... aquele aborreceminto...
Abracao

Anônimo disse...

E eu achava que em Utah ao inves de Scocth se tomava Bourbon...tipo J. Daniels ou J. Bean...Pô Bosco se for pra tomar Scotch.. fico no Brasil mesmo..rsrsrsr.Abçs,
Gilmar

Bosco disse...

Eh Giminha... tratando se de etilicos, Zion eh o ultimo lugar do mundo onde vc deve por os pes, as maos e, claro; os copos e garrafas... Preferencias, me vai melhor o scotch. Tem um whiskey por aqui, o Crown Royal, canadense, que desce... mas, isso soh depois de eu pensar que poderia estar bebendo Wild Turkey ou Jack Daniels. Nao gosto de whiskey, prefiro o scotch por raspar menos na garganta. Sinceridade? Acho que bebo isso 1 vez por ano, se tanto, embora realmente eu aprecie... Vinho, tomo regularmente, por por acreditar que faz mesmo bem ao coracao... Detalhe; so pode ser comprado diretamente do estado. Tomo descansado, pois tenho A Biblia a me dar razao: Salomao, recomendava para "alegrar" o coracao, voces recomendam para os males do coracao, de modos que, desculpas nao me faltam para excusar-me junto as autoridades teologicas de Zion... Pra finalizar, tome lah seu whiskey, Giminha, onde quer que seja; Utah, Brazil ou Paraguay. Mais importante que o lugar, eh a ocasiao... que elas nao lhe faltem, amigo velho. Abracao!