domingo, 18 de janeiro de 2009

AVC: dr. Gilmar esclarece

Segue, abaixo, esclarecimentos e alertas do dr. Gilmar sobre e-mail do Alécio publicado no Leninha News.com e republicado aqui neste blog a respeito do terrível AVC:

"Existem dois tipos de AVCs... O hemorrágico, que na maioria das vezes é trágico e fatal, exige intervenção cirúrgica (geralmente deve-se à ruptura de um aneurisma). O outro tipo, o mais freqüente, e o que o e-mail do Alécio se refere, é o AVC isquêmico... ou seja, falta sangue e oxigenação em alguma parte do cérebro.

Realmente, deve-se em cerca de 3 horas identificar o AVC, fazer o diagnóstico diferencial, se hemorrágico ou isquêmico; o protocolo exige uma tomografia, informar à família e/ou o paciente dos riscos do tratamento e obter o consentimento (o risco de hemorragia em diversos órgãos é grande), o tratamento poderá ter sucesso. O sucesso é muito mais diminuir as seqüelas do AVC do que propriamente salvar vidas (a maioria dos AVC isquêmicos não mata, mas deixa sequelas terríveis). Dá pra imaginar que tem que ter uma estrutura de resgate e pronto socorro especializado de 1º mundo! O custo disso tudo nem se fala! Imagine se um coitado de plantonista de pronto socorro recebe um paciente desse e faz o diagnóstico clínico (não tem tomógrafo disponível). O tempo do evento já está batendo nas 3 horas... por incrível que possa parecer, ele tem a droga trombolítica disponível, toma a conduta e o paciente passa de um AVC isquêmico para hemorrágico!!! Vai ser processado!!! Por aí você vê que a coisa não é tão simples assim como o e-mail diz!!!"

Taí, o esclarecimento do brother Giminha, valeu!

Nenhum comentário: