sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

AVC: O que você precisa saber

Circula na internet e-mail com dicas para a identificação e recomendações sobre o pronto atendimento a pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral, o famoso AVC. Nosso Leninha News.com, inclusive, já o publicou, numa colaboração do Alécio à Tchurma. Como o assunto é relevante, e todos estamos sujeitos a ele, peço licença ao dr. Gilmar para invadir sua praia e republicar neste espaço aberto ao público parte da mensagem, com as dicas básicas e fundamentais. Afinal, também fui vítima.
Os médicos estabeleceram três perguntinhas simples para identificá-lo:

1. Peça que a pessoa SORRIA.

2. Peça que a pessoa LEVANTE AMBOS OS BRAÇOS.

3. Peça que a pessoa PRONUNCIE UMA FRASE SIMPLES (por exemplo . . . Hoje está um dia ensolarado)

  • Se ele ou ela apresentar dificuldades numa destas três questões, chame imediatamente o SOCORRO e descreva os sintomas.
  • Depois de descobrir que voluntários leigos podem identificar a debilidade facial, a debilidade motora dos braços e a debilidade na fala, os investigadores apelam ao público em geral para que aprenda estas três perguntas. Uma maior divulgação deste teste pode facilitar um rápido diagnóstico e tratamento do AVC e evitar danos cerebrais.
  • Neurologistas afirmam que com atendimento nas primeiras 3 horas, os efeitos de um AVC podem ser revertidos totalmente. É crucial diagnosticá-lo e prestar assistência ao paciente nas três horas subsequentes.

Nenhum comentário: